Japão acha plutônio a 45 km de Fukushima

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

04 Outubro 2011

Técnicos japoneses detectaram pela primeira vez sinais de plutônio fora da central nuclear de Fukushima, afetada no dia 11 de março por um terremoto seguido de tsunami que provocou o maior vazamento dos últimos 25 anos, informou o jornal "Yomiuri Shimbun". Um dos locais contaminados com a substância fica a 45 km da usina.

A informação é do jornal Valor, 04-10-2011.

O governo japonês divulgou um mapa em que aponta a contaminação em amostras de solo analisadas nas cidades de Futabamachi, Namiemachi e Iitatemura, todas na província de Fukushima.

Segundo o jornal japonês, o mapa se baseia em uma pesquisa encomendada pelo governo para determinar o quanto o solo ao redor da central nuclear está contaminado com plutônio e estrôncio, outra substância radioativa. O estrôncio foi encontrado em 45 amostras de solo. Os técnicos analisaram amostras de cem lugares diferentes.

A maior parte dos locais onde o plutônio foi encontrado estão em uma "zona proibida", num raio de 20 km ao redor da central, informou o diário japonês. O local mais distante foi Iitatemura, a 45 km da usina acidentada.

Mas autoridades disseram que as quantidades encontradas eram pequenas e que os esforços de descontaminação se concentrariam no césio radioativo, segundo informou ontem o jornal britânico "Financial Times".

A ingestão de plutônio, mesmo que em pequenas quantidades, representa uma séria ameaça à saúde. Isso deve deixar os moradores da regiões afetadas apreensivos com a notícia. E pode ampliar o temor de consumo de produtos agrícolas da região.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Japão acha plutônio a 45 km de Fukushima - Instituto Humanitas Unisinos - IHU