Moratória da soja será repactuada para enfrentar o desmatamento na Amazônia

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

25 Mai 2011

O Ministério do Meio Ambiente e a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) vão repactuar a Moratória da Soja para enfrentar o desmatamento da Amazônia.  Hoje, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o presidente da Abiove, Carlo Lovatelli, se reuniram para discutir novas ações para o controle do desmatamento e garantir a produção da indústria de óleos vegetais e exportadores de cereais.

A reportagem é de Carlos Américo e publicada pelo sítio so Ministério do Meio Ambiente - MMA, 25-05-2011.

De acordo com o presidente da Abiove, os números do desmatamento na Amazônia nos meses de março e abril (593 Km²) surpreendeu a todos.  "Somos totalmente contra.  Se vier a ser confirmado que o desmatamento foi ilegal para a produção de soja, esse produtor não vai vender para Abiove ou para qualquer parceiro", garantiu Lovatelli.

Segundo Lovatelli, levará dois ou três anos para saber exatamente se o desmatamento registrado pelo Inpe foi para a produção de soja. Ele explicou que esse é o tempo para preparar a terra para planar a oleaginosa.  "Vamos estudar para ver o que aconteceu e como evitar que se repita", ressaltou.

O movimento contra a comercialização da soja ilegal é representado por 90% da cadeia produtiva no País.  Participam da iniciativa a Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove) e a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).  O monitoramento é realizado por satélites e sobrevôo nas regiões suspeitas.  Participam da moratória organizações como Greenpeace, TNC, WWF, governo federal, além de associações produtoras.

A primeira moratória da soja foi implementada em julho de 2006 com o objetivo de conciliar o desenvolvimento econômico e a conservação socioambiental no bioma amazônico.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Moratória da soja será repactuada para enfrentar o desmatamento na Amazônia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU