"El Salvador está preparado para a canonização de Oscar Romero’

Autoridades da Igreja católica de El Salvador informaram que estão preparadas para a canonização do assassinado arcebispo Oscar Arnulfo Romero, considerado um mártir do povo, pelo trabalho social que costumava realizar a favor de diferentes setores da população.

A reportagem é do jornal guatemalteco Prensa Libre, 25-04-2011. A tradução é do Cepat.

"O país está preparado, porque uma das razões pelas quais se retardou [sua beatificação] era o fato de que o país estava muito polarizado", disse o arcebispo auxiliar de San Salvador, Gregorio Rosa Chávez.

Acrescentou que Mons. Romero é "o primeiro santo pela internet", devido à grande difusão de sua história por meio da Rede.

Recordou uma visita que o prelado fez a uma escola de uma determinada localidade em que disse aos estudantes que para muitos ele era um monstro, o culpado de todos os males do país, ao passo que para outros "o pastor que caminha com o seu povo".

"O fato de que o processo esteja indo devagar serviu para preparar o povo para esta grande notícia", afirmou.

Na opinião do hierarca católico, o caso do mons. Romero está praticamente concluído, já que se demonstrou que é mártir e que sua pregação era aquela ensinada pela Igreja.

"Falta ver qual é o momento oportuno. E podem nos dar a surpresa a qualquer momento, porque as investigações estão concluídas", garantiu.

"Ao abandonar as bases e fazer a coalizão, o PT deixou muito espaço para a direita deitar e rolar, ..." Em resposta a: Os equívocos do PT e o sonho de Lula
"Aceitar mudança é incomodo, por exigir uma mudança interior e, não raro perder privilégios conf..." Em resposta a: A misericórdia de Bergoglio cria escândalo na Igreja
"Como engenheiro de segurança do trabalho acredito na pesquisa e na verdade que acabo de ler. E tamb..." Em resposta a: Nota técnica sobre microcefalia e doenças vetoriais relacionadas ao Aedes aegypti: os perigos das abordagens com larvicidas e nebulizações químicas – fumacê