O Geral dos jesuítas anuncia mudanças no governo da Companhia de Jesus

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • Propor vacinação só em março e alcançar no máximo 1/3 da população em 2021 é um crime

    LER MAIS
  • Papa Francisco desafia a esquerda católica

    LER MAIS
  • O cálculo político de Ciro Gomes

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


16 Março 2011

O Prepósito Geral dos jesuítas, padre Adolfo Nicolás, anunciou mudanças no governo da Companhia para responder aos desafios da missão. A revisão geral é anunciada em uma carta do padre Adolfo Nicolás a todos os membros da Ordem. O Prepósito Geral dos jesuítas explica em sua mensagem as razões das modificações como consequência direta das orientações expressas pelos delegados da Ordem após sua reunião por ocasião da 35ª Congregação Geral, realizada de 7 de janeiro a 6 de março de 2008.

A reportagem está publicada no sítio Religión Digital, 16-03-2011. A tradução é do Cepat.

As mudanças anunciadas pelo Prepósito Geral se referem principalmente à reestruturação dos secretariados da cúria da Companhia, e na mensagem se anuncia a instituição de três secretariados principais centrados no serviço da fé, na promoção da justiça e na colaboração com os demais.

Contempla-se também a existência de um secretariado dedicado a algumas formas de apostolado estreitamente relacionadas à missão da Companhia, como são a educação secundária e de base, a educação superior e o apostolado intelectual.

Em sua carta, o padre Adolfo Nicolás anuncia a instituição de uma pequena comissão, no interior do Conselho Geral, para discutir, discernir e propor ao órgão diretivo temas relacionados à missão. A citada comissão será formada por três membros dos secretariados principais, por conselheiros gerais e pelo padre geral.

O Prepósito Geral destaca, além disso, a criação de um grupo de reflexão denominado “grupo gregoriano”, que terá a missão de analisar as diferentes realidades da missão.

A denominação de “grupo gregoriano” provém da sede onde se reúne periodicamente, a Universidade Gregoriana de Roma, e é composto principalmente por professores desta instituição acadêmica.

Os seis membros da Ordem que atualmente compõem o grupo de reflexão são especialistas em diferentes disciplinas e procedentes de diversos países: Giovanni Cucci (para a cultura, da revista Civiltà Cattolica); José Funes (para a ciência e em especial a astronomia, diretor da Specola Vaticana); Michael Paul Gallagher (para a teologia, da Universidade Gregoriana); Daniel McDonald (para a sociologia, da Universidade Gregoriana); Theoneste Nkeramihigo (para a filosofia, da Universidade Gregoriana); Hans Zoller (para a psicologia, da Universidade Gregoriana).

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O Geral dos jesuítas anuncia mudanças no governo da Companhia de Jesus - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV