Corte de madeira eleva tensão com agricultores no PA

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

14 Janeiro 2011

O clima tenso e a iminência de um confronto entre madeireiros e agricultores em Anapu, no sudoeste do Pará, fez a polícia reforçar o efetivo no local. Ontem, foram enviados à região policiais de Belém, Marabá e Altamira.

A reportagem é de Carlos Mendes e publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 15-01-2011.

De acordo com o padre Amaro Lopes, da Comissão Pastoral da Terra (CPT) do município, as famílias de agricultores do Projeto de Desenvolvimento Sustentável Esperança, criado pela missionária Dorothy Stang, bloquearam o acesso ao assentamento após vários caminhões carregados de toras de madeiras extraídas ilegalmente terem sido flagrados deixando o local.

Os procuradores da República Alan Mansur e Daniel Azeredo Avelino pediram que a invasão dos madeireiros no assentamento do projeto seja investigada. "O Incra nada faz para impedir esse crime", afirmou o padre. Segundo ele, as invasões para a retirada de madeira ocorreram durante todo o ano passado. "O Ibama flagrou a ação dos madeireiros e aplicou diversas multas, mas isso não inibiu a derrubada da floresta."

Em agosto do ano passado, depois que dois veículos de madeireiros foram incendiados, o Ministério Público Federal chegou a pedir apoio da Força Nacional para garantir a segurança na região. Até hoje isso não ocorreu. A falta de policiamento causou perigo inclusive aos fiscais ambientais e o governo paraense na época não fortaleceu a presença policial na região.

Reação

O padre explicou que os trabalhadores decidiram bloquear as estradas como forma de pressionar o Incra a dar mais atenção à região, e construir guaritas nas estradas que dão acesso ao assentamento do projeto, para controlar a entrada e saída de veículos.

A direção do Incra em Santarém não quis se manifestar sobre o bloqueio em Anapu, área sob sua jurisdição. Um assessor informou que a superintendente do órgão, Cleide de Souza, estava em reunião e não havia ninguém para prestar informações.

O capitão Márcio Abud, que responde pela Companhia de Policiamento Militar de Anapu, se deslocou para o assentamento com dez homens. Ele vai fazer uma avaliação da situação e, se houver necessidade, acionará o efetivo militar da Companhia Regional da PM de Altamira, que já se encontra de prontidão. Além disso, um efetivo da Polícia Militar de Marabá, com cerca de 30 homens, também poderá ser acionado.

Para lembrar

A missionária Dorothy Stang foi assassinada em 12 de fevereiro de 2005, aos 73 anos. Ela trabalhou durante 40 anos junto a pequenas comunidades no interior da Amazônia, em defesa do desenvolvimento sustentável e da reforma agrária.

Irmã Dorothy, como era conhecida, foi responsável pela criação do primeiro programa de desenvolvimento sustentado da Amazônia, destinado a uma comunidade de 600 agricultores em Anapu.

Com o projeto, vários fazendeiros e madeireiros tiveram terras confiscadas pelo Incra. Ela chegou a denunciar as ameaças, mas foi morta por um pistoleiro. Cinco acusados foram presos: Regivaldo Galvão, Vitalmiro Bastos Moura, Amair Feijoli da Cunha, Rayfran das Neves Sales e Clodoaldo Carlos Batista. Todos foram julgados e condenados - a última sentença foi dada em 2010.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Corte de madeira eleva tensão com agricultores no PA - Instituto Humanitas Unisinos - IHU