Pedofilia: 10.000 vítimas em 70 anos na Igreja francesa

Revista ihu on-line

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Mais Lidos

  • “Os pecados da carne não são os mais graves. Os mais graves são aqueles que têm mais 'angelicalidade': a soberba, o ódio”. Entrevista do Papa Francisco

    LER MAIS
  • Digital, serial, algorítmica, a cultura do século XXI chegou

    LER MAIS
  • Ômicron, natureza e arrogância humana: uma guerra entre patógenos e humanos. Artigo de Alexandre A. Martins

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


02 Outubro 2021

 

Antes da iminente publicação de um relatório assustador sobre a pedofilia na Igreja na França, os bispos do país realizaram uma reunião de duas horas e meia com o Papa Francisco. No próximo dia 5 de outubro, serão divulgados os resultados de um dossiê sobre os abusos cometidos por padres e religiosos nos últimos 70 anos. Os bispos esperam uma onda de reações negativas. “Acho que os católicos ficarão tão chocados quanto todos”, disse o arcebispo de Dijon, Dom Roland Minnerath, acrescentando que “é preciso deixar claro que não se trata de uma perversão específica do clero católico”.

A reportagem é de Franca Giansoldati, publicada em Il Messaggero, 01-10-2021. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

O dossiê foi redigido por uma comissão independente e promete ser bastante severo. A investigação independente foi confiada em 2018 pela Conferência Episcopal e pela Conferência dos Religiosos e Religiosas a uma Comissão sobre os Abusos Sexuais na Igreja (Ciase, na sigla em francês) presidida pelo juiz Jean-Marc Sauvé.

Entre junho de 2019 e outubro de 2020, a comissão ouviu cerca de 6.500 pessoas. No dia 2 de março passado, quando os primeiros resultados foram publicados, Sauvé disse que poderia haver pelo menos 10.000 vítimas em 70 anos. Um número decisivamente alto.

“Esperamos com impaciência esse relatório, pois pelo que sabemos será severo”, disse Dom De Moulins-Beaufort. “Falamos dele nos últimos dias com a Cúria Romana e hoje com o papa, com quem concordamos que será uma cruz, mas servirá para lançar luz”.

O bispo de Lille, Dom Laurent Ulrich disse estar ciente de que o relatório contém “notícias terríveis”. Para o bispo de Besançon, Dom Jean-Luc Marie Maurice Louis Bouilleret, “é importante que os fiéis se manifestem”. Os padres, acrescentou, “ficarão muito afetados”.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Pedofilia: 10.000 vítimas em 70 anos na Igreja francesa - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV