keyboard_arrow_left
keyboard_arrow_right

Unisinos LAB

Para alunos(as) da graduação da Unisinos, o IHU disponibiliza 10 vagas gratuitas por evento pela plataforma Unisinos LAB. Acesse unisinos.br/lab e inscreva-se.10 vagas gratuitas

Inscreva-se pela internet

Aluno de Graduação ou Pós-Graduação (Lato e Estrito Senso)

SOU ALUNO UNISINOS

Público geral

NÃO TENHO LOGIN

Por e-mail

1. Preencha a Ficha de inscrição (doc):
Pessoa Física ou Pessoa Jurídica

2. Imprima e assine. No caso de pessoa jurídica, carimbe e recolha as assinaturas do responsável pelo pagamento e pelo preenchimento.

*A vaga estará garantida após confirmação da matrícula via resposta por e-mail da Unisinos. O boleto para pagamento da matrícula será encaminhado junto ao e-mail de confirmação, com exceção dos eventos gratuitos.

Presencialmente

Para realizar a inscrição, compareça ao Atendimento Unisinos, ou faça pelo nosso atendimento via skype.

No caso de Pessoa Jurídica, entregue junto a Ficha de inscrição (doc) preenchida e carimbada com as assinaturas do responsável pelo pagamento e preenchimento.

Tem alguma dúvida? Contate o Atendimento Unisinos.

Apresentação

O II Ciclo Ontologias Anarquistas dá andamento aos debates sobre a contemporaneidade a partir do entrecruzamento entre literatura, arte, filosofia, história e comunicação. Trabalhando em perspectiva com questões contemporâneas, desde suas expressões técnicas e estéticas, o evento joga luz sobre os dilemas das sociedades tecnocientíficas e do Antropoceno a partir de autores e obras que inspiraram ou foram inspiradas pelo Modernismo.

Em linhas gerais, a proposta do evento é dialogar com pensamentos e cosmologias historicamente marginalizadas – como dos povos ameríndios e das populações afros, por exemplo –, bem como com autores do berço do Modernismo Brasileiro, como Oswald de Andrade e Mário de Andrade.

Objetivo Geral

Apresentar formas de pensamento, produção teórica e estética que funcionam fora do esquema moderno da produção científica e cultural hegemônica.

Período: 07 de outubro a 07 de novembro de 2019

Local: Campus Unisinos São leopoldo e Porto Alegre

Investimento: R$ 10,00 (dez reais) por atividade

Carga horária: 15h30min

Certificado

Os certificados do evento estarão disponíveis a partir de 30 dias, após o término do evento, no portal Minha Unisinos, acessando o menu Certificados. É imprescindível a assinatura na ata do evento para registrar a presença.

Ore Ywy – A necessidade de construir uma outra relação com a nossa terra

Edição: 527

A expressão Guarani Ore Ywy, que dá nome a esta edição, de acordo com a tradução da professora Sandra Benitez, significa “nossa terra”. Esse é o mote que costura as entrevistas do tema de capa da presente edição da revista IHU On-Line, que reúne entrevistados indígenas de várias etnias. Eles compõem, apesar da riqueza de perspectivas, apenas uma parcela do universo de mais de 300 comunidades indígenas no Brasil, com cerca de 180 idiomas. Tal multiplicidade vai na contramão dos reducionismos indolentes da civilização ocidental, a qual, como Narciso, nada vê diante dos olhos senão a si própria. Por meio de uma cosmovisão atravessada pela arte, pela espiritualidade e pela razão ameríndia, os entrevistados debatem sobre os desafios e dilemas contemporâneos da nossa terra.

Tropicalismo. O desejo de uma modernidade amorosa para o Brasil

Edição: 411

Um modo de ser nos trópicos, uma postura de vida, uma antropofagia que deglutiu a jovem guarda, a bossa nova e influências além-mar e regurgitou uma cultura nova e inquietante, embalada por guitarras elétricas e dissonâncias as mais diversas. Tudo isso e mais um pouco ajuda a compreendermos o que foi o movimento tropicalista, surgido em 1967 como expressão máxima de uma arte que não podia e nem queria mais ser a mesma. Os tempos eram outros, urgia o novo. Nem o peso das botas de um regime ditatorial poderia sufocá-la. Contudo, nem todos os pesquisadores que participam do debate proposto pela IHU On-Line desta semana concordam no caráter inovador e emblemático do tropicalismo.