keyboard_arrow_left
keyboard_arrow_right

Unisinos LAB

Para alunos(as) da graduação da Unisinos, o IHU disponibiliza 10 vagas gratuitas por evento pela plataforma Unisinos LAB. Acesse unisinos.br/lab e inscreva-se.10 vagas gratuitas

Inscreva-se pela internet

Aluno de Graduação ou Pós-Graduação (Lato e Estrito Senso)

SOU ALUNO UNISINOS

Público geral

NÃO TENHO LOGIN

Por e-mail

1. Preencha a Ficha de inscrição (doc):
Pessoa Física ou Pessoa Jurídica

2. Imprima e assine. No caso de pessoa jurídica, carimbe e recolha as assinaturas do responsável pelo pagamento e pelo preenchimento.

*A vaga estará garantida após confirmação da matrícula via resposta por e-mail da Unisinos. O boleto para pagamento da matrícula será encaminhado junto ao e-mail de confirmação, com exceção dos eventos gratuitos.

Presencialmente

Para realizar a inscrição, compareça ao Atendimento Unisinos, ou faça pelo nosso atendimento via skype.

No caso de Pessoa Jurídica, entregue junto a Ficha de inscrição (doc) preenchida e carimbada com as assinaturas do responsável pelo pagamento e preenchimento.

Tem alguma dúvida? Contate o Atendimento Unisinos.

Apresentação

O III Ciclo - Ontologias Anarquistas dá andamento aos debates sobre a contemporaneidade a partir do entrecruzamento entre literatura, arte, filosofia, história e comunicação. Trabalhando em perspectiva com questões contemporâneas, desde suas expressões técnicas e estéticas, o evento joga luz sobre os dilemas das sociedades tecnocientíficas e do Antropoceno a partir de autores e obras que inspiraram ou foram inspiradas pelo Modernismo.

Em linhas gerais, a proposta do evento é dialogar com pensamentos e cosmologias historicamente marginalizadas, dos povos ameríndios às populações afros.

Objetivo Geral

Pensar a contemporaneidade para além dos limites estabelecidos pela racionalidade moderna em perspectiva com produções éticas e estéticas fora do cânone ocidental.

Local: Campus Unisinos São leopoldo e Porto Alegre

Investimento: R$ 10,00 (dez reais) por atividade

Certificado

Os certificados do evento estarão disponíveis a partir de 30 dias, após o término do evento, no portal Minha Unisinos, acessando o menu Certificados. É imprescindível a assinatura na ata do evento para registrar a presença.

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Retomar o pensamento dos povos nativos do Brasil em uma perspectiva de reflexão teórica profunda exige desestabilizar o cânone de uma forma de estar no mundo baseada exclusivamente na lógica predicativa. Pensar para além da obsessão do ente foi um exercício, em alguma medida, tentado por uma vertente do Modernismo Brasileiro, que encontrou nas cosmologias ameríndias a inspiração para um movimento ético, estético e teórico que dá tintas tropicais a um pensamento tipicamente brasileiro. Dentro desta perspectiva, a presente edição da revista IHU On-Line reúne uma série de entrevistas que tratam de literatura a política, de arte a filosofia, para pensar a contemporaneidade.

Ore Ywy – A necessidade de construir uma outra relação com a nossa terra

Edição: 527

A expressão Guarani Ore Ywy, que dá nome a esta edição, de acordo com a tradução da professora Sandra Benitez, significa “nossa terra”. Esse é o mote que costura as entrevistas do tema de capa da presente edição da revista IHU On-Line, que reúne entrevistados indígenas de várias etnias. Eles compõem, apesar da riqueza de perspectivas, apenas uma parcela do universo de mais de 300 comunidades indígenas no Brasil, com cerca de 180 idiomas. Tal multiplicidade vai na contramão dos reducionismos indolentes da civilização ocidental, a qual, como Narciso, nada vê diante dos olhos senão a si própria. Por meio de uma cosmovisão atravessada pela arte, pela espiritualidade e pela razão ameríndia, os entrevistados debatem sobre os desafios e dilemas contemporâneos da nossa terra.

II Ciclo - Ontologias Anarquistas

keyboard_arrow_left
keyboard_arrow_right

Eventos cancelados

Os eventos do primeiro semestre foram cancelados. Em breve, serão disponibilizadas novas propostas de atividades on-line.

Eventos cancelados