keyboard_arrow_left
keyboard_arrow_right

Inscreva-se pela internet

Aluno de Graduação ou Pós-Graduação (Lato e Estrito Senso)

SOU ALUNO UNISINOS

Público geral

NÃO TENHO LOGIN

Por e-mail

1. Preencha a Ficha de inscrição (doc):
Pessoa Física ou Pessoa Jurídica

2. Imprima e assine. No caso de pessoa jurídica, carimbe e recolha as assinaturas do responsável pelo pagamento e pelo preenchimento.

*A vaga estará garantida após confirmação da matrícula via resposta por e-mail da Unisinos. O boleto para pagamento da matrícula será encaminhado junto ao e-mail de confirmação, com exceção dos eventos gratuitos.

A Igreja e as uniões do mesmo sexo: O Responsum e suas implicações pastorais

Edição: 153

O Responsum, em nosso juízo, é uma declaração moralmente distorcida de que Deus “não abençoa nem pode abençoar o pecado”, calunia gays e lésbicas que seguem as suas consciências bem-formadas e promove discriminação e mesmo violência contra estas pessoas. Primeiramente, explicaremos o nosso juízo e, em seguida, detalharemos as implicações pastorais do Responsum que trazem esperança às pessoas LGBTQs na Igreja.

A Igreja e a união de pessoas do mesmo sexo: O Responsum e a possibilidade de novas abordagens

Edição: 154

A Congregação para a Doutrina da Fé - CDF publicou em março de 2021 sua resposta à pergunta da Conferência Episcopal Alemã sobre a possibilidade de abençoar as uniões civis de pessoas do mesmo sexo, com o documento Responsum. A resposta negativa da CDF quanto a esta possibilidade é analisada a seguir em três níveis. Em primeiro lugar, é feita uma avaliação do texto como tal, isto é, o seu alcance e significado (Parte I). Em seguida, é considerada a relevância "sistemática" desse pronunciamento e da questão que ele tenta resolver (Parte II). Por fim, é apresentada uma consideração mais ampla da questão não só da “homossexualidade”, mas da “sexualidade” tout court, quase como um novo “caso Galileu”(Parte III). Cada um dos três níveis constitui uma extensão do anterior, como em um jogo de "matriosca": do menor ao maior

Apresentação

O evento "A Igreja e a União de pessoas do mesmo sexo. O Responsum em debate" tem como objetivo geral debater transdisciplinarmente os pressupostos teológicas, antropológicos e morais subjacentes à resposta negativa da Congregação para a Doutrina da Fé à bênção de uniões de pessoas do mesmo sexo e suas implicações para o (não)reconhecimento das uniões homoafetivas.

Objetivos específicos

• Esclarecer os pressupostos que fundamentam resposta negativa da Congregação para a Doutrina da Fé à bênção de uniões de pessoas do mesmo sexo;

• Apontar elementos teológicos, éticos e pastorais que contribuam para o reconhecimento da dignidade das relações homoafetivas;

• Analisar contribuições das experiências contemporâneas a respeito das uniões homoafetivas enquanto fonte de reflexão no campo da ética cristã em vista o reconhecimento, a orientação e a integração de casais do mesmo sexo nas comunidades eclesiais.

Certificado

Será fornecido certificado a todos(as) que fizerem a inscrição e no dia do evento assinarem a presença, por meio do formulário (forms) disponibilizado no chat durante o evento. Os certificados estarão disponíveis até 30 dias após o término do evento, no portal Minha Unisinos.

O evento é aberto ao público para assistir no YouTube e Facebook. Não é necessária inscrição para acompanhar a transmissão.

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos

Instituto Humanitas Unisinos – IHU