O crescimento dos distúrbios alimentares

Mais Lidos

  • Para a pesquisadora, o design das plataformas deixou de ser apenas uma escolha estética de interface e se tornou o principal ator tecnopolítico das Big Techs, moldando o comportamento dos usuários e impactando diretamente o debate democrático

    Economia da atenção: o design algorítmico a serviço da estetização da política. Entrevista especial com Anna Bentes

    LER MAIS
  • Qual é o pior momento do ateu? Artigo de Leonardo Boff

    LER MAIS
  • Instituto Humanitas Unisinos – IHU promove evento em memória ao centenário do agrônomo e ambientalista brasileiro nesta quinta-feira, 20-08-2026, às 17h30min

    José Lutzenberger, 100 anos. Da Borregaard às enchentes: os alertas ignorados

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

15 Dezembro 2006

A Biblioteca Virtual de Saúde do Ministério da Saúde divulgou uma pesquisa que apresentou estatísticas dramáticas sobre os distúrbios alimentares. Esses dados mostram que 1% da população mundial sofre de anorexia ou bulimia e 90% desses pacientes são mulheres.

Os pacientes com anorexia nervosa iniciam o quadro em geral entre 13 e 18 anos. São pessoas que apresentam algumas características de personalidade, tais como alto grau de perfeccionismo e exigência, que apresentam dificuldades no seu processo de autonomia e crescimento e são extremamente obstinadas. Já a bulimia nervosa tem início um pouco mais tardio, oscilando entre os 16 e 25 anos.

Grande parte dos profissionais de saúde, como pediatras, clínicos gerais, ginecologistas, endocrinologistas e psicólogos não são bem treinados para lidar com esses transtornos. O número de profissionais especializados que trabalha com o tema ainda é restrito, porém vêm crescendo nas últimas décadas.

(cfr. notícia do dia 15-11-06, desta página).