Brasil. Único país do mundo onde o início da vacinação representou uma derrota política para o presidente da República – Frases do dia

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

19 Janeiro 2021

Feitiço contra…

“Após a derrota na “guerra da vacina”, Jair Bolsonaro lançou mão de velho expediente: sempre quando acuado, o presidente lança um petardo que cria cortina de fumaça capaz de embaçar a vista da opinião pública” – Coluna do EstadãoO Estado de S. Paulo, 19-01-2021.

 

…o feiticeiro

“Desta vez, porém, o timing complicou ainda mais o presidente, afinal, a declaração de que a democracia depende da boa vontade dos militares ocorre em péssima hora: começa a se formar uma onda pró-impeachment em setores da sociedade e dos mundos político e jurídico” – Coluna do EstadãoO Estado de S. Paulo, 19-01-2021.

 

Sentido

“Integrantes do STF já brincam que, na guerra contra a covid-19, tem muito general batendo cabeça, e quem está botando ordem na casa é o “marechal” Ricardo Lewandowski, o ministro relator do tema na Corte” – Coluna do EstadãoO Estado de S. Paulo, 19-01-2021.

 

Único

“O Brasil deve ser o único país do mundo onde o início da vacinação da população contra a covid-19 representou uma derrota política para o presidente da República. Foi assim porque Jair Bolsonaro em nenhum momento trabalhou com seriedade para conseguir um imunizante para os brasileiros. Ao contrário. Do alto do cargo que ocupa, fez o que podia e o que não podia para sabotar os esforços dos que lutaram incansavelmente para viabilizar a única solução para uma tragédia que já matou mais de 210 mil pessoas no País e levou milhões ao desemprego e à extrema pobreza” – EditorialO Estado de S. Paulo, 19-01-2021.

 

Poucas

“Na primeira fase, o Brasil precisa de 28 milhões de doses de vacinas para atender 14 milhões de pessoas incluídas entre as prioridades – profissionais de saúde e idosos, pressupondo-se que as vacinas exigem duas doses por pessoa. Números postos, enquanto o mundo político briga por quem começou a vacinar primeiro, com qual imunizante, o País deve sofrer com poucas…vacinas” – Sonia Racy, jornalista – O Estado de S. Paulo, 19-01-2021.

 

China e troca de chanceler

 “Pelo menos, foi o que apurou ontem essa coluna com fontes apolíticas, com conhecimento da covid-19. Uma delas, inclusive, acredita que o Pais só receberá as 48 milhões de doses da Coronavac, comprada pelo governo Doria, se o ministro Ernesto Araujo, das Relações Exteriores, for…embora. Os chineses têm dado sinais de estarem irritados com as permanentes críticas do ministro brasileiro. E que as autoridades orientais estariam criando problema. Entretanto, há quem jure que a China sofre sim com falta de insumos" – Sonia Racy, jornalista – O Estado de S. Paulo, 19-01-2021.

 

Pazuello ganha status de para-choque de Bolsonaro

 “Criticado por sucessivos erros na condução da pandemia nos últimos dias, Eduardo Pazuello (Saúde) tem sido visto como um para-choque de Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto. Para auxiliares do presidente, o ministro foi para a linha de frente em um dos momentos de maior cobrança por ações do governo federal. O general deu três entrevistas coletivas em menos de 24 horas, enquanto Bolsonaro sumiu por um período das redes sociais e falou apenas algumas palavras com apoiadores” – PainelFolha de S. Paulo, 19-01-2021.

 

Mentiu, distorceu dados...

 “Como escudo, Pazuello mentiu, distorceu dados, fez promessas que se desmanchavam horas depois e evidenciou as falhas do governo. Apesar do desgaste reconhecido no próprio Palácio do Planalto, no fim da tarde desta segunda (18) uma troca estava descartada, nas palavras de auxiliares de Bolsonaro” – PainelFolha de S. Paulo, 19-01-2021.

 

Mudança

"Políticos observaram uma mudança de comportamento na dinâmica. Na semana passada, o general chegou a dizer que preferia não falar com a imprensa e que essa responsabilidade era de seu secretário-executivo. Justificou que, se o auxiliar erra alguma informação, o chefe ainda pode corrigir” – PainelFolha de S. Paulo, 19-01-2021.

 

Redução

“Auxiliares afirmam que Bolsonaro tem dito em reuniões que acredita que haverá uma redução em sua popularidade em pesquisas no início deste ano, a que ele atribui ao fim do auxílio emergencial e não tanto à condução da pandemia ou falta de vacina no Brasil” – PainelFolha de S. Paulo, 19-01-2021.

 

Recontagem

“Só faltou pedir recontagem dos votos da Anvisa e nova votação com voto impresso” - Heni Ozi Cukier, deputado Novo-SP, sobre declaração de Jair Bolsonaro, que fala em “apesar da vacina”, após aprovação da Coronavac – O Estado de S. Paulo, 19-01-2021.

 

Incerteza das Vacinas Sputnik V no Brasil

“Em momento em que os estados temem uma interrupção da vacinação com o fim das 6 milhões de doses importadas da Coronavac, a empresa União Química vive incerteza quanto ao futuro de 10 milhões de vacinas Sputnik V. A Anvisa rejeitou pedido inicial de uso emergencial e aguarda mais documentos para analisar a liberação. A União Química espera receber da Rússia 600 mil doses em janeiro, 3,4 milhões em fevereiro e 6 milhões em março. No entanto, avisa que se a Anvisa demorar muito na aprovação, irá exportá-las” – PainelFolha de S. Paulo, 19-01-2021.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Brasil. Único país do mundo onde o início da vacinação representou uma derrota política para o presidente da República – Frases do dia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU