Seca em rio de Roraima obriga índios Wai-Wai a carregar canoas nas costas

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • “O risco que eu estou correndo é cada vez maior, e a responsabilidade vocês sabem de quem é”, denuncia padre Júlio Lancellotti

    LER MAIS
  • A nova encíclica de Francisco nascida do diálogo com o Islã e do Covid. Artigo de Alberto Melloni

    LER MAIS
  • Padre Julio Lancellotti recebe novas ameaças após ataques virtuais de deputado

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


17 Novembro 2015

A seca no rio Jatapuzinho, em Caroebe, no interior de Roraima, está deixando 850 índios da etnia Wai-Wai de pelo menos seis comunidades isolados. Conforme uma liderança indígena da região, a única maneira que os índios encontram para sair das aldeias é carregando canoas e mantimentos nas costas.

A reportagem foi publicada por G1, 13-11-2015.

De acordo com o tuxaua [líder indígena] da Comunidade Jatapuzinho, Jaime da Costa, de 46 anos, o problema ocorre há pelo menos três meses, quando parou de chover na região. O rio Jatapuzinho é o mesmo que abastece a hidrelétrica de Jatapu.

“O rio secou e blocos de pedras surgiram. No começo, dava para atravessar, mas agora ficou impossível ir só de canoa. Então, somos obrigados a descer das embarcações e carregar as canoas nas costas”, relatou.

Ele disse também que antes da seca do rio, os índios levavam apenas seis horas para chegar até o município de Caroebe, onde adquirem mantimentos que não são produzidos na região. Por isso, ele garantiu já ter pedido a doação de maquinário para o município, Funai e governo do estado.

“Estamos esperando resposta das autoridades, uma vez que não é competência da Funai nos doar esse maquinário. Precisamos de um trator e de uma esteira para conseguirmos nos locomover pela região, porque agora levamos um dia inteiro carregando canoa pelo rio e lutando para chegar até a cidade”, afirmou, acrescentando que a seca do Jatapuzinho prejudica ainda a produção agrícola dos índios. “Não dá para plantar nada, porque não temos como regar a plantação”.

Vereadora vai acionar Câmara

Procurada pelos indígenas, a vereadora Katiane Andrade (DEM) disse que vai acionar a Câmara Municipal de Caroebe para auxiliar os índios. A reportagem tentou contato com o prefeito do município, Paulo Ortiz, mas não obteve êxito.

“Vou me juntar com os demais vereadores para acionar o prefeito e vermos o que pode ser feito para ajudar os índios. Somos sensíveis ao pedido deles, porque sabemos que eles precisam muito vir à cidade para vender e comprar produtos e assim se manterem nas comunidades”, declarou.

O que o Governo diz

Em nota, o governo do estado informou que há seis meses uma equipe da Defesa Civil está atuando na região para ajudar no escoamento da produção agrícola dos índios. “Para isso, os trabalhos estão sendo realizados com auxílio de barcos”, afirmou.

Em relação à hidrelétrica de Jatapu, a nota alega que mesmo com a baixa do nível do rio, a Companhia Energética de Roraima (Cerr) informa que não houve, até o momento, nenhum problema de abastecimento de energia na região, onde está tudo normalizado.

Estiagem

De acordo com autoridades locais, Roraima enfrenta a maior estiagem dos últimos 17 anos. Segundo o secretário Executivo da Defesa Civil, coronel Cleudiomar Ferreira, a estiagem de 2015 superou a de 1998, ano em que foram registrados os maiores incêndios florestais da Amazônia. A previsão de chuva para o estado é para o último trimestre do ano.

Ferreira disse que em 2015 a precipitação ocorreu abaixo do normal. Entre os fatores que contribuem para a estiagem esta o fenômeno climático El Niño. “Ele agrava o período seco, mas o desmatamento está como o grande responsável por esse período prolongado de estiagem em Roraima”, destacou.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Seca em rio de Roraima obriga índios Wai-Wai a carregar canoas nas costas - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV