A fome

Revista ihu on-line

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Mais Lidos

  • Uma visão do suicídio no Brasil em resposta à outra visão apresentada

    LER MAIS
  • "É hora de reaprender a arte de sonhar com os xamãs nativos"

    LER MAIS
  • O Evangelho de Lucas, “ano C”

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


16 Julho 2021

 

Na classificação macabra e dolorosa da morte, a fome vence o Coronavírus de 11 a 7. De acordo com o último relatório da Oxfam, 11 pessoas correm o risco de morrer de fome a cada minuto e 7 de morrer de Covid-19.

O comentário é de Tonio Dell'Olio, padre, jornalista e presidente da associação Pro Civitate Christiana, publicado por Mosaico di Pace, 15-07-2021. A tradução é de Luisa Rabolini.

Acontece que 20 milhões de pessoas a mais que no ano anterior estão à beira da morte porque não têm alimentação suficiente: 155 milhões no mundo. Por causa da guerra, acima de tudo, mas também as crises climáticas e econômicas contribuem para obscurecer essa estatística composta de pessoas e sofrimentos atrozes. É guerra e fome no Afeganistão, Etiópia, Sudão do Sul, Síria e Iêmen. A Somália é uma situação extrema. Há um aumento no Brasil, na Índia, na região do Sahel.

“A emergência é global e afeta principalmente as camadas mais vulneráveis da população, começando pelas mulheres, que em muitos casos abrem mão da comida para alimentar seus filhos”, afirma Paolo Pezzati, da Oxfam Itália. Em que mundo vivemos se esta emergência não está no topo das agendas políticas comuns? Pensando em uma solução geral, o sistema de ambulâncias globais que ajudam essas pessoas em carne e osso deveria ser melhorado. Quando nos pegamos perguntando: "Em que mundo vivemos?". Precisamos pensar sobre isso.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A fome - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV