Ano Inaciano – ‘Ver todas as coisas em Cristo’. “Desejamos ser portadores da esperança”. Mensagem do Reitor da Unisinos

Revista ihu on-line

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Mais Lidos

  • Viagem ao inferno do trabalho em plataformas

    LER MAIS
  • Metaverso? Uma solução em busca de um problema. Entrevista com Luciano Floridi

    LER MAIS
  • A implementação do Concílio no governo do Papa Bergoglio. Artigo de Daniele Menozzi

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


11 Mai 2021

 

"Temos, como universidade, um comprometimento responsável com as realidades do mundo no qual vivemos, buscando colaborar na construção de uma sociedade mais justa e equânime. O tema "Ver novas todas as coisas em Cristo" é um chamado para que descubramos um novo entusiasmo, uma nova vida, novos caminhos em tempos difíceis. Tempos que clamam pelo melhor que há em cada um de nós. Desejamos celebrar este ano para recordarmos a oportunidade diária de experimentarmos uma nova conversão e vivermos uma experiência transformadora. Em suma: Desejamos ser portadores da esperança", escreve Marcelo Fernandes de Aquino, SJ, reitor da Universidade Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, em mensagem à comunidade acadêmica.

 

Eis a mensagem.

 

Ano Inaciano – 20 de maio de 2021 a 31 de julho de 2022

 

A partir de 20 de maio, dia em que, há 500 anos, Inácio de Loyola foi ferido enquanto defendia Pamplona, a Companhia de Jesus e a família inaciana dão início à celebração mundial do Ano Inaciano, que irá se estender até 31 de julho de 2022 para comemorar a conversão de Inácio. O grave ferimento sofrido por Inácio naquele dia significou uma mudança dos planos que ele imaginava para seu futuro, cheio de riquezas e sonhos de fama, honras e poder. Marcou, porém, o início de um processo de conversão que o levaria a feitos maiores, não mais centrados em si mesmo, mas em Deus. Anos mais tarde, ele disse: "Eu começaria a ver todas as coisas novas em Cristo".

Na carta convocatória do Ano Inaciano, o Superior Geral dos Jesuítas, Padre Arturo Sosa Abascal, propõe como tema "Ver novas todas as coisas em Cristo". Segundo o Pe. Sosa, S. J ., esse tema oferece pistas para assumir as quatro "preferências apostólicas universais", ou campos de ações, da Companhia de Jesus.

A primeira preferência remete à experiência de Deus realizada através dos Exercícios Espirituais e ao caminho de discernimento como estilo de vida. A segunda indica que toda experiência autêntica de Deus conduz à escuta dos pobres e excluídos, e à disposição de se colocar ao seu serviço. A terceira preferência apostólica aponta os jovens como principais atores a serem acompanhados em vista da construção do futuro. A quarta preferência recorda a urgência de se colaborar no cuidado da casa comum quando se vive um tempo em que coexistem tantas ameaças ao equilíbrio da natureza e ao bem-estar social.

O Superior Geral da Companhia de Jesus destaca, ao comentar sobre essa celebração, que "Santo Inácio não é o centro deste Ano Inaciano, mas é o meio através do qual necessitamos ir a Cristo. Cristo deve estar sempre no centro".

O Ano Inaciano apresenta uma oportunidade de conversão para toda a comunidade educacional jesuíta. Podemos convidar nossos alunos a transformarem suas profissões em propósito, fazendo uma reflexão mais profunda acerca de seus talentos, suas paixões e as maiores necessidades do mundo, à medida que os acompanhamos no caminho para encontrarem sua vocação.

A Unisinos está envolvida em todos esses campos de ações. Temos, como universidade, um comprometimento responsável com as realidades do mundo no qual vivemos, buscando colaborar na construção de uma sociedade mais justa e equânime. O tema "Ver novas todas as coisas em Cristo" é um chamado para que descubramos um novo entusiasmo, uma nova vida, novos caminhos em tempos difíceis. Tempos que clamam pelo melhor que há em cada um de nós. Desejamos celebrar este ano para recordarmos a oportunidade diária de experimentarmos uma nova conversão e vivermos uma experiência transformadora. Em suma: Desejamos ser portadores da esperança.

Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, S.J.
Reitor da Unisinos

 

Nota do Instituto Humanitas Unisinos – IHU

 

De 04 de junho a 10 de dezembro de 2021, o IHU realiza o XX Simpósio Internacional IHU. A (I)Relevância pública do cristianismo num mundo em transição, que tem como objetivo debater transdisciplinarmente desafios e possibilidades para o cristianismo em meio às grandes transformações que caracterizam a sociedade e a cultura atual, no contexto da confluência de diversas crises de um mundo em transição.

 

XX Simpósio Internacional IHU. A (I)Relevância pública do cristianismo num mundo em transição

 

Logo do Ano Inaciano.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ano Inaciano – ‘Ver todas as coisas em Cristo’. “Desejamos ser portadores da esperança”. Mensagem do Reitor da Unisinos - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV