Adeus escritórios? Para o ex-CEO do Google, após a pandemia as empresas precisarão de mais espaço, não menos

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

22 Mai 2020

O ex-CEO do Google, Eric Schmidt, disse que quando a pandemia de coronavírus diminuir, será necessário mais espaço dentro dos escritórios. Os comentários de Schmidt no "Face the Nation" do último domingo parecem contradizer a ideia generalizada de que os escritórios poderão ser menores à medida que os funcionários aprenderem a trabalhar com eficácia em casa. Durante sua intervenção no "Face the Nation", o executivo de 65 anos disse acreditar que a necessidade de garantir o distanciamento social, mesmo dentro dos escritórios, aumentará a demanda de espaço para os escritórios.

A reportagem é de Charlie Wood, publicada por Business Insider, 21-05-2020. A tradução é de Luisa Rabolini.

"Minha hipótese é que haverá um aumento na demanda de espaços para servir como escritórios, e não uma demanda menor, porque as pessoas vão querer manter o distanciamento social", disse Schmidt. "Teremos que pensar em sistemas tipo "hub-and-spoke" (literalmente "modelo tipo radial" adotado pelas companhias aéreas para definir uma escala em que se concentra a maioria dos voos). As pessoas não vão querer se deslocar para muito longe do local de sua residência, porque não acharão oportuno passar muito tempo em transportes públicos. Então, realmente precisamos repensar como as empresas operam. As empresas precisarão ter de volta seus funcionários (para o escritório)."

Schmidt, que liderou o Google entre 2001 e 2011, disse que a densidade das megalópoles globais mudará quando funcionários da mesma empresa trabalharão em lugares diferentes. "Se você se colocar no lugar de um empregador, terá muitos funcionários, alguns dos quais estão morrendo de vontade de voltar para o escritório e outros têm medo de que, se forem ao escritório, morrerão", disse ele. “Eles estão muito preocupados com os imunodeprimidos ou com o que você pode ter. Então terão que encontrar soluções flexíveis. Agora imagine que sejam três ou quatro pessoas: uma vai para o escritório, a outra fica em casa, algumas irão para um espaço montado para o trabalho, porém perto de casa ou de sua cidade. Isso mudará todo o esquema de trabalho".

“Tivemos oportunidade de ver uma situação semelhante na qual as pessoas se mudaram para megalópoles, com uma alta densidade populacional. Isso vai mudar nos próximos anos. Não é necessário viver em uma megalópole para participar de seu ritmo excitante".

No sábado, o site da CNET informou que Schmidt, consultor do Google desde 2011, havia se demitido do cargo em fevereiro. O ex-executivo continua sendo uma das pessoas mais ricas do mundo, com patrimônio líquido de US $ 15,5 bilhões, segundo o índice da Bloomberg Billionaires.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Adeus escritórios? Para o ex-CEO do Google, após a pandemia as empresas precisarão de mais espaço, não menos - Instituto Humanitas Unisinos - IHU