Por onde a água passa

Revista ihu on-line

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Clarice Lispector. Uma literatura encravada na mística

Edição: 547

Leia mais

Mais Lidos

  • Refazer os padres, repensando os seminários. Artigo de Erio Castellucci

    LER MAIS
  • Por que os bispos dos EUA não defendem o Papa Francisco dos ataques das mídias estadunidenses?

    LER MAIS
  • Com inflação e cortes, auxílio emergencial que comprava cesta básica hoje compra só 23%

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


02 Novembro 2019

Por onde a água passa produz modificações. Pode dissolver os minerais das rochas e arrastar seus componentes bem distantes para a deposição. Pode formar rios, lagos e oceanos, acumulando um volume considerável de espécies aquáticas. Pode tanto recarregar os aquíferos como transbordar em áreas de inundação e causar prejuízos econômicos em áreas urbanas.

O texto é enviado pelo autor do livro, Heraldo Cavalheiro Navajas Sampaio Campos.[1]  

Por onde a água passa – coletânea de artigos é uma coletânea de 74 artigos em fac-símiles escritos pelo autor e publicados no jornal Gazeta de Ribeirão de Ribeirão Preto (SP) entre os anos de 2006 e 2012.

A abertura dessa coletânea é um fac-símile da entrevista dada para a Gazeta de Ribeirão em 03/09/2006, sobre o risco de urbanização da Zona Leste de Ribeirão Preto (SP) em área de recarga do Aquífero Guarani, e que foi seminal no estímulo para o envio de artigos para publicação no jornal.

Esses artigos foram escritos e motivados pela necessidade de se divulgar o tema relacionado às Ciências da Terra, com ênfase ao Aquífero Guarani, a partir de trabalhos muitas vezes restritos ao meio técnico e/ou acadêmico.

Embora seja um processo lento como o trabalho da água em algumas situações, os textos pretendem estimular mentes e corações no caminho de uma ação comunitária a partir dessa área de atuação.

O livro Por onde a água passa – coletânea de artigos, versão atualizada e ISBN 978-85-85369-23-1, pode ser acessado aqui, gratuitamente, através da direção do CeReGAS - Centro Regional para la Gestión de Aguas Subterráneas (UNESCO).

***

Nota:

[1] Heraldo Campos é Graduado em geologia (1976) pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Mestre em Geologia Geral e de Aplicação (1987) e Doutor em Ciências (1993) pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo - USP.  Pós-doutor (2000) pelo Departamento de Ingeniería del Terreno y Cartográfica, Universidad Politécnica de Cataluña - UPC e pós-doutorado (2010) pelo Departamento de Hidráulica e Saneamento, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo - USP.

 

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Por onde a água passa - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV