Outro olhar: São José Operário

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • Como as lideranças católicas ajudaram a dar origem à violência no Capitólio dos EUA. Artigo de James Martin

    LER MAIS
  • “O trumpismo se infiltrou na Igreja Católica dos Estados Unidos”. Entrevista com Massimo Faggioli

    LER MAIS
  • Irlanda, 9 mil crianças mortas em casas para mães solteiras: o 'mea culpa' de Dublin sobre 76 anos de maus-tratos

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


03 Mai 2019

"Conforme o ofício de carpinteiro de São José, podemos transformar a madeira em estado bruto ou maciço em móveis e outras peças. De tal maneira que somente o amor, em seu infinitivo“amar”, transforma e gera nova vida: amando. São José Operáriorogai por nós! E nos inspirai a sermos operárias e operários de vida!", escreve Carlos Rafael Pinto, mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE-BH) e graduado em Filosofia e Teologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES-JF).

Eis o artigo.

José – esposo de Nossa Senhora e pai adotivo de Jesus – mal sabia que seu nome seria invocado por tanta gente, pelo mundo afora. Além da Solenidade de São José, no dia 19 de março, a Igreja, desde 1955, celebra a Festa de São José Operário, no dia 1.º de maio, como presente do Papa Pio XII: “Nós instituímos – a festa litúrgica de São José Operário, atribuindo a isto precisamente o dia 1.ºde maio” .

De lá pra cá, muitas comunidades eclesiais se formaram e escolheram como padroeiro São José Operário, entre as quais recordamos algumas: Povoado dos Bagres (município de Bocaina de Minas, Minas Gerais); Distrito Ponta da Serra (município de Crato, Ceará); Bairro Vila Operária (município de Rondonópolis, Mato Grosso); Paróquia de São José Operário Leste e do Santuário São José Operário (cidade de Manaus, Amazonas); Paróquia São José Operário (na cidade de Londrina, Paraná).

Na celebração do dia 1.º de maio, escutamos, na Primeira Leitura, um trecho da narrativa da criação (Gn 1,26–2,3). Depois de criar o homem e a mulher, aos quais Deus confia o cuidado de outras criaturas: no sexto dia, “Deus viu tudo quanto havia feito, e eis que tudo era muito bom” (Gn 1,31), e “no sétimo dia [Deus] descansou” (Gn 2,2). Ele continua a criar pelas palavras: “Faça-se, façamos”. Por outro lado, também pelas palavras, muitos pediram a morte de Jesus: “Crucifica-o, crucifica-o”.

Pelas palavras, podemos ser operários de vida ou de morte. Eis a ambiguidade: as palavras podem gerar vida e causar morte. Por um lado, podemos causar morte de diversas maneiras: insultar, ferir, agredir, violentar e, até mesmo, assassinar. Em contrapartida, podemos gerar vida também de diversos modos: cuidar, consolar, acalentar, encorajar, ressuscitar. Meditemos: quais palavras pronunciamos? E quais escutamos?

Desde cedo, guardamos na memória as palavras de afeto, estima, acolhida, delicadeza, carinho, amor, ternura, cuidado. Também escutamos palavras de menosprezo, descaso, rejeição, discriminação, ofensa, desprezo, insulto, depreciação. Quem não se lembra dessas e de outras palavras? Elas nos marcam, afetam-nos, a começar pela estima por nós mesmos.

Quando buscamos cuidar de nós mesmos, entre caídas e erguimentos, e, por graça, vivenciamos, no percurso, um relacionamento amoroso, delicado e carinhoso, a experiência do amor pode converter a morte em vida. Dizendo de outro modo, conforme o ofício de carpinteiro de São José, podemos transformar a madeira em estado bruto ou maciço em móveis e outras peças. De tal maneira que somente o amor, em seu infinitivo“amar”, transforma e gera nova vida: amando.

São José Operário, rogai por nós! E nos inspirai a sermos operárias e operários de vida!

Leia mais

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Outro olhar: São José Operário - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV