Primeira deputada Federal indígena no Brasil lança Frente Parlamentar Mista para defender direitos dos povos indígenas no Congresso Nacional

Revista ihu on-line

Do ethos ao business em tempos de “Future-se”

Edição: 539

Leia mais

Do ethos ao business em tempos de “Future-se”

Edição: 539

Leia mais

Grande Sertão: Veredas. Travessias

Edição: 538

Leia mais

Grande Sertão: Veredas. Travessias

Edição: 538

Leia mais

A fagocitose do capital e as possibilidades de uma economia que faz viver e não mata

Edição: 537

Leia mais

A fagocitose do capital e as possibilidades de uma economia que faz viver e não mata

Edição: 537

Leia mais

Mais Lidos

  • ''Há um plano para forçar Bergoglio a renunciar", denuncia Arturo Sosa

    LER MAIS
  • EUA: um complô para fazer com que o papa renuncie

    LER MAIS
  • “Construímos cidades para que as pessoas invistam, não para que vivam”. Entrevista com David Harvey

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

06 Abril 2019

A primeira deputada Federal indígena no Brasil, Joenia Wapichana (REDE/RR), lançará nesta quinta-feira, 4, a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas. O evento será às 10h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

A reportagem é de Mayra Wapichana, publicada por Racismo Ambiental, e reproduzida por Amazônia.org, 04-04-2019.

Joenia Wapichana é a única parlamentar indígena e Líder do partido REDE na Câmara (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

Formada por deputados e senadores, a Frente tem como objetivo garantir um espaço no Congresso Nacional para debater as principais demandas indígenas, que envolvem questões de áreas específicas, como saúde, educação e sustentabilidade, e também resguardar as conquistas já alcançadas. Aderiram à Frente, 219 deputados federais e 29 senadores.

Entre as missões específicas da Frente, a deputada destaca a missão de fazer respeitar os direitos e cobrar das autoridades no sentido de avançar nos direitos consolidados no Congresso Nacional. “Uma das missões da Frente é fazer com que os direitos sejam respeitados e cobrar das autoridades no sentido de avançar nos direitos, como a demarcação de terra, saúde, educação e desenvolvimento, conforme as especificidades de cada povo indígena, e principalmente, fazer valer as garantias que já existem”, destacou Joenia Wapichana, a única parlamentar indígena e líder do partido REDE na Câmara.

Para os desafios da Frente, Joenia conta com a participação de parlamentares aliados às causas indígenas e sociais, como Jose Ricardo (PT/AM), Aúrea Carolina (PSOL/MG), Alessandro Molon (PSB/RJ), Erika Kokay (PT/DF), Jandira Feghali (PCdoB), Tabata Amaral (PDT/SP), Túlio Gadelha (PDT/PE), Perpétua Almeida (PCdoB) e dos três Senadores da REDE, Rondolfe Rodrigues (AP), Fabiano Contarato (ES) e Flavio Arns (RS).

O ato simbólico reunirá, além dos deputados e senadores, lideranças indígenas, entidades sociais e demais autoridades. A abertura será com cantos e danças tradicionais.

Leia mais

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Primeira deputada Federal indígena no Brasil lança Frente Parlamentar Mista para defender direitos dos povos indígenas no Congresso Nacional - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV