Pe. Scannone: ''O papa me escreveu: é preciso chegar a uma maior interação entre os vários sujeitos envolvidos na Doutrina Social''

Revista ihu on-line

Planos de saúde e o SUS. Uma relação predatória

Edição: 541

Leia mais

Hans Jonas. 40 anos de O princípio responsabilidade

Edição: 540

Leia mais

Do ethos ao business em tempos de “Future-se”

Edição: 539

Leia mais

Mais Lidos

  • O psicanalista analisa o "vazio de sentido". "A técnica domina, a política não decide, os jovens consomem e ponto". Entrevista com Umberto Galimberti

    LER MAIS
  • Necropolítica Bacurau

    LER MAIS
  • ''Estamos vendo o início da era da barbárie climática.'' Entrevista com Naomi Klein

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

24 Outubro 2018

Crítica ao paradigma tecnocrático e sua superação segundo a encíclica Laudato si’" é o título do seminário internacional organizado pela Pontifícia Universidade Javeriana de Bogotá, de 22 a 24 de outubro.

A reportagem é do Servizio Informazione Religiosa (SIR), 22-10-2018. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Quem abriu os trabalhos foi o Pe. Juan Carlos Scannone, professor de grego do Papa Bergoglio e o teólogo argentino vivo mais reconhecido. O Pe. Scannone antecipou ao SIR o discurso que fez nessa segunda-feira, 22, repassando a história dos congressos promovidos nos últimos anos pela coordenação das universidades católicas latino-americanas sobre a Doutrina Social da Igreja, a partir da Caritas in veritate, de Bento XVI, e com a colaboração de importantes intelectuais, incluindo o economista Stefano Zamagni.

O Pe. Scannone também lembrou que esse processo foi continuado com a eleição do Papa Francisco, bem conhecido pelo teólogo argentino, que foi professor de grego de Jorge Mario Bergoglio e, por 10 anos, morou na mesma residência do futuro papa, o Colégio Máximo de San Miguel.

O Pe. Scannone recorda, a propósito do estudo sobre a Doutrina Social das universidades latino-americanas: “O papa ‘abençoou’ esse processo, e foi fácil encontrar quem o financiasse”. Daí a promoção do congresso promovido em outubro de 2017 pela Academia Pontifícia das Ciências Sociais e pelo seu presidente, Dom Marcelo Sánchez Sorondo, que também é próximo de Scannone, que recorda a conferência do economista Jeffrey Sachs e as palavras do Papa Francisco, que “confirmou aquilo que afirma o nosso grupo de diálogo sobre a Doutrina Social da Igreja: é preciso ir além da ordem social vigente, sem parar apenas na perspectiva de uma economia de mercado, mas chegando a praticar a economia social de mercado”. Nessa perspectiva, é central “a sociedade civil com a sua visão de reciprocidade e dom”.

No seu discurso, Scannone recordou que, posteriormente, participou de outro congresso no Vaticano em novembro, com sindicalistas de todo o mundo, sobre o desenvolvimento humano integral e sustentável à luz da Laudato si’. E lembrou ter notado a singular convergência entre os dois congressos que haviam sido realizados a um mês de distância: “Eu escrevi ao papa sobre isso, e Francisco me respondeu que é necessário chegar a uma maior interação entre diferentes setores, como empresários, acadêmicos, sindicalistas, a uma convergência entre todos os sujeitos envolvidos na Doutrina Social da Igreja”.

Nessa perspectiva, afirma o Pe. Scannone, é preciso refletir sobre o conceito de eficiência, também à luz de experiências como o comércio justo e solidário, no qual “não se renuncia ao lucro, mas se promovem os povos e os seus territórios, na perspectiva de diminuir pobreza e compartilhar de riqueza entre todos e todas, pelo bem comum. É preciso mudar a estrutura do mundo, pelo bem comum, realizando pesquisas sobre experiências concretas”.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Pe. Scannone: ''O papa me escreveu: é preciso chegar a uma maior interação entre os vários sujeitos envolvidos na Doutrina Social'' - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV