Arquidiocese de BH. Eleições 2018: comunicado importante

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

• ‘Cultura do descarte e do ódio’ de governantes atuais lembra Hitler, confessa papa Francisco

• O que suponho que Lula deveria dizer. Artigo de Tarso Genro

• Bolívia. Sojeiros brasileiros compõem movimento político que derrubou Evo Morales

12 Setembro 2018

“A Arquidiocese de Belo Horizonte não indica nomes de candidatos, para serem ou não votados, ou partidos. Isto significa que não são oficiais nem autorizadas as publicações e mensagens que recomendam ou desaconselham voto em determinado partido político e respectivos candidatos”, afirma comunicado publicado pela Arquidiocese de Belo Horizonte, 10-09-2018.

A Arquidiocese de Belo Horizonte, primando pela ética, comprometida em formar consciências, de modo coerente com a sua história e tradição, busca contribuir com o discernimento cidadão no período eleitoral, sempre de modo apartidário, sem fazer referências a legendas ou a candidatos. Sua contribuição decisiva está na abordagem de critérios e elementos que possibilitem ao cidadão, na sua liberdade e responsabilidade, definir seu voto a partir do compromisso com o bem e a verdade.

Em sintonia com a Igreja no Brasil e em Minas Gerais, a Arquidiocese produz cartilhas, conteúdos audiovisuais, organiza eventos de formação, mesmo debates e discussões, sempre respeitando a autonomia de cidadãos no exercício de escolher seus candidatos.

Assim é importante esclarecer: a Arquidiocese de Belo Horizonte não indica nomes de candidatos, para serem ou não votados, ou partidos. Isto significa que não são oficiais nem autorizadas as publicações e mensagens que recomendam ou desaconselham voto em determinado partido político e respectivos candidatos. Emoldurados por critérios éticos, cada cidadão exerce sua liberdade de escolha, esperando-se que esse exercício alcance as metas do bem e do efetivo reestabelecimento da credibilidade na política.

Arquidiocese de BH. Eleições 2018: comunicado importante - Instituto Humanitas Unisinos - IHU