Arquidiocese de BH. Eleições 2018: comunicado importante

Veganismo. Por uma outra relação com a vida no e do planeta

Etty Hillesum - O colorido do amor no cinza da Shoá

Missões jesuíticas. Mundos que se revelam e se transformam

• Estive em 26 Universidades dos EUA e ninguém pensa duas vezes antes de definir Bolsonaro: “Fascista”

• Como a internet está matando a democracia

• O encadeamento do racismo estrutural

12 Setembro 2018

“A Arquidiocese de Belo Horizonte não indica nomes de candidatos, para serem ou não votados, ou partidos. Isto significa que não são oficiais nem autorizadas as publicações e mensagens que recomendam ou desaconselham voto em determinado partido político e respectivos candidatos”, afirma comunicado publicado pela Arquidiocese de Belo Horizonte, 10-09-2018.

A Arquidiocese de Belo Horizonte, primando pela ética, comprometida em formar consciências, de modo coerente com a sua história e tradição, busca contribuir com o discernimento cidadão no período eleitoral, sempre de modo apartidário, sem fazer referências a legendas ou a candidatos. Sua contribuição decisiva está na abordagem de critérios e elementos que possibilitem ao cidadão, na sua liberdade e responsabilidade, definir seu voto a partir do compromisso com o bem e a verdade.

Em sintonia com a Igreja no Brasil e em Minas Gerais, a Arquidiocese produz cartilhas, conteúdos audiovisuais, organiza eventos de formação, mesmo debates e discussões, sempre respeitando a autonomia de cidadãos no exercício de escolher seus candidatos.

Assim é importante esclarecer: a Arquidiocese de Belo Horizonte não indica nomes de candidatos, para serem ou não votados, ou partidos. Isto significa que não são oficiais nem autorizadas as publicações e mensagens que recomendam ou desaconselham voto em determinado partido político e respectivos candidatos. Emoldurados por critérios éticos, cada cidadão exerce sua liberdade de escolha, esperando-se que esse exercício alcance as metas do bem e do efetivo reestabelecimento da credibilidade na política.

Arquidiocese de BH. Eleições 2018: comunicado importante - Instituto Humanitas Unisinos - IHU