'Tenham coragem!', diz o Papa aos participantes do pré-sínodo do Vaticano sobre a juventude

Revista ihu on-line

Missões jesuíticas. Mundos que se revelam e se transformam

Edição: 530

Leia mais

Nietzsche. Da moral de rebanho à reconstrução genealógica do pensar

Edição: 529

Leia mais

China, nova potência mundial – Contradições e lógicas que vêm transformando o país

Edição: 528

Leia mais

Missões jesuíticas. Mundos que se revelam e se transformam

Edição: 530

Leia mais

Nietzsche. Da moral de rebanho à reconstrução genealógica do pensar

Edição: 529

Leia mais

China, nova potência mundial – Contradições e lógicas que vêm transformando o país

Edição: 528

Leia mais

Mais Lidos

  • De Martini a Bergoglio. Rumo a um Concílio Vaticano III

    LER MAIS
  • Abriu-se a porteira da absoluta ingovernabilidade no Brasil. Entrevista com Paulo Arantes

    LER MAIS
  • Bispos e padres boicotam a encíclica Laudato si’

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

20 Março 2018

O Papa Francisco cumprimentou as centenas de pessoas que se reuniram em Roma para a reunião pré-sinodal da assembleia geral episcopal sobre a juventude, em outubro, pedindo-lhes para "falar com coragem” e injetar uma dose de criatividade numa Igreja "que precisa de jovens profetas".

A reportagem é de Claire Giangravè, publicada por Crux, 19-03-2018. A tradução é de Luísa Flores Somavilla.

O encontro - com o tema "Falamos juntos" - recebeu jovens de todas as partes do mundo e de muitas realidades culturais e religiosas diferentes. Eles foram selecionados a partir de dioceses, seminários, associações e movimentos, escolas e universidades, e vieram de muitos âmbitos, como artes, ciências, política, desporto, voluntariado e jovens portadores de deficiência.

O documento que resultante do encontro, que vai de 19 a 24 de março, será apresentado no Sínodo dos Bispos com o tema "Os jovens, a fé e o discernimento vocacional".

"Falem com coragem!", pediu o Papa no auditório lotado da Pontifícia Faculdade Maria Mater Ecclesiae, não muito distante do Vaticano. "Aqui, deixamos a timidez na porta", acrescentou, incentivando os presentes a "ouvir com humildade".

Francisco disse que muitas vezes na história da Igreja e na Bíblia Deus escolheu falar através da juventude e que nos dias do evento Ele também vai falar através do diverso grupo de indivíduos jovens presentes no pré-sínodo.

"Muitas vezes as pessoas falam da juventude sem consultar os jovens”, disse o Papa. “Alguns acreditam que seria mais fácil mantê-los a 'uma distância segura', para não se sentir provocado. Não é suficiente trocar algumas poucas mensagens ou compartilhar fotos bonitas. Os jovens têm de ser levados a sério!"

Os jovens, acrescentou, são os que constroem a cultura, com seus estilo e originalidade. No entanto, muitas vezes são deixados sozinhos. "Não precisa ser assim na Igreja", disse o Papa, acrescentando que "esta reunião pré-sinodal quer ser o sinal de algo grande: o desejo da Igreja de ouvir toda a juventude, sem excluir ninguém".

O objetivo do sínodo de outubro é desenvolver condições para que a juventude seja acompanhada com "paixão e competência no discernimento vocacional", disse Francisco, lembrando ao público que "Deus tem fé em vocês, ele vos ama e vos chama".

Essa mensagem ecoou a dos jovens que abriu o encontro, que pedia aos participantes, incluindo o Papa, para procurar um bilhete debaixo dos assentos que dizia: "Deus te ama imensamente".

Para Francisco, o pré-sínodo também representa "um apelo à Igreja, para que encontre um novo dinamismo dos jovens" que permita aprender novas formas de estar presente e próxima deles.

Antes da reunião, pediu-se que mais de 150.000 jovens do mundo todo preenchessem um questionário sobre suas expectativas, necessidades e preocupações em relação à Igreja e a religião, bem como outros problemas que enfrentam na vida cotidiana. Esses dados também serão apresentados na assembleia episcopal em outubro.

Francisco falou da esplêndida mensagem para os jovens do Concílio Vaticano II, que, segundo ele, foi um estímulo a lutar contra todos os tipos de egoísmo e construir um mundo melhor com coragem. "É um convite para procurar novos caminhos e percorrê-los com coragem e confiança, mantendo o olhar fixo em Jesus e abrindo-se ao Espírito Santo, para rejuvenescer o próprio rosto da Igreja”, disse o Papa.

"O coração da Igreja é jovem precisamente porque o Evangelho é como uma linfa vital que a regenera continuamente. Cabe a nós ser dóceis e cooperar nesta fecundidade", acrescentou.

A Igreja, declarou Francisco, precisa recuperar o entusiasmo pela fé e o gosto pela busca, porque "uma instituição que faz a escolha de não mudar permanece infantil, não cresce". Para isso, os fiéis devem ousar definir novos caminhos, apesar dos riscos que isso pode acarretar, acrescentou.

"Devemos arriscar, porque o amor sabe arriscar; sem arriscar, um jovem envelhece, e a Igreja também envelhece”, afirmou Francisco. "Precisamos de vocês, jovens, pedras vivas de uma Igreja com um rosto jovem, mas não maquiado: não artificialmente rejuvenescido, mas reavivado de dentro. E vocês nos provocam a sair da lógica do 'sempre se fez assim' para permanecer alinhados de forma criativa à autêntica tradição”.

Enquanto os jovens são fundamentais na "criação de uma nova cultura", Francisco também afirmou que a cultura não deve ser "erradicada" e, portanto, precisa de suas raízes, que são os avós que já viveram e podem orientar os jovens.

Citando os Atos dos Apóstolos, disse o Papa, "os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos", acrescentando que hoje "temos jovens profetas", mas isso só pode acontecer se os jovens "fizerem os velhos sonharem".

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Tenham coragem!', diz o Papa aos participantes do pré-sínodo do Vaticano sobre a juventude - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV