Base Curricular inclui temas como gênero e sexualidade em área de ensino religioso

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

07 Dezembro 2017

As discussões de gênero e sexualidade foram transferidas para uma área recém-criada de ensino religioso da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A área sequer existia no último texto apresentado pelo Ministério da Educação (MEC), em abril, e é considerada polêmica.

A reportagem é de Renata Cafardo, publicada por O Estado de S. Paulo, 07-12-2017.

Na semana passada o governo mandou um novo texto para análise do Conselho Nacional de Educação (CNE), com uma parte inteira sobre ensino religioso.

A BNCC será votada nesta quinta-feira, 7, no CNE. O MEC não divulgou o documento à imprensa, mas o Estado teve acesso ao texto.

As questões de gênero estão descritas como habilidades apenas para o 9º ano do ensino fundamental. A Base indica que os adolescentes, em torno dos 15 anos, devem "discutir as distintas concepções de gênero e sexualidade segundo diferentes tradições religiosas e filosofias de vida" e "discutir as diferentes expressões de valorização e de desrespeito à vida, por meio da análise de matérias nas diferentes mídias."

O ensino religioso, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), é de matrícula facultativa. Os críticos da inserção da religião na BNCC argumentam que o documento pretende indicar os objetivos de aprendizagem mínimos para os estudantes. Por isso, uma área considerada optativa não deveria estar prevista no texto.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Base Curricular inclui temas como gênero e sexualidade em área de ensino religioso - Instituto Humanitas Unisinos - IHU