Pesticidas neonicotinoides reduzem significativamente o número de grãos de pólen que uma abelha pode coletar

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

17 Novembro 2017

A pesquisa, realizada por uma equipe na Faculdade de Ciências Naturais, descobriu que doses realistas de um pesticida neonicotinoide afetam o comportamento das abelhas – em última análise, interferindo com o tipo de vibrações que produzem ao coletar o pólen.

A reportagem foi publicada por University of Stirling e reproduzida por EcoDebate, 16-11-2016. A tradução e edição são de Henrique Cortez.

A Dra. Penelope Whitehorn, pesquisadora da Universidade de Stirling, que liderou a pesquisa, disse: “Nosso resultado é o primeiro a demonstrar mudanças quantitativas no tipo de zumbidos produzidos por abelhas expostas a níveis realistas de neonicotinoides no campo. “Nós também mostramos que as abelhas polinizadoras expostas ao pesticida também coletam menos grãos de pólen”.

A Dra. Whitehorn, trabalhando com o professor associado Mario Vallejo-Marin, analisou um tipo complexo de polinização, em que as abelhas usam vibrações para remover o pólen das flores. Eles estudaram colônias cativas de abelhas visitando flores polinizadas, monitorando seu comportamento e coletando zumbidos de abelhas usando microfones.

Os cientistas então analisaram o sinal acústico produzido durante a polinização para detectar mudanças no comportamento do zumbido ao longo do tempo. Eles descobriram que a exposição crônica ao pesticida, em níveis semelhantes aos encontrados em campos agrícolas, interferiu com as vibrações das abelhas ao coletar o pólen, que, por sua vez, reduziu a quantidade de pólen coletada.

A Dra. Whitehorn explicou: “Descobrimos que as abelhas de controle, que não estavam expostas ao pesticida, melhoraram sua coleção de pólen à medida que adquiriam experiência, o que interpretamos como uma habilidade para aprender a melhorar a polinização. “No entanto, as abelhas que entraram em contato com o pesticida não coletaram mais pólen à medida que ganharam mais experiência e, no final do experimento coletado, entre 47% e 56% menos de pólen em comparação com as abelhas controle”.

Dr. Vallejo-Marin disse: “Nossos achados têm implicações para os efeitos dos pesticidas nas populações de abelhas, bem como os serviços de polinização que elas fornecem. Eles também sugerem que a exposição a pesticidas pode prejudicar a capacidade das abelhas de realizar comportamentos complexos, como a polinização.

“O próximo passo nesta pesquisa seria estabelecer o mecanismo pelo qual o pesticida está afetando as abelhas. Pensamos que os pesticidas podem estar afetando a memória e a capacidade cognitiva das abelhas, o que pode ser muito importante na condução de comportamentos complexos”.

O estudo foi publicado em Scientific Reports.

Referência:

Neonicotinoid pesticide limits improvement in buzz pollination by bumblebees
P. R. Whitehorn, C. Wallace & M. Vallejo-Marin
Scientific Reports 7, Article number: 15562 (2017)
doi:10.1038/s41598-017-14660-x

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Pesticidas neonicotinoides reduzem significativamente o número de grãos de pólen que uma abelha pode coletar - Instituto Humanitas Unisinos - IHU