Pro Pope Francis: carta aberta de apoio ao Papa Francisco

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

23 Outubro 2017

Publicamos aqui a carta aberta de apoio ao Papa Francisco, liderada pelo teólogo tcheco Tomáš Halik.

A carta foi publicada no sítio Pro Pope Francis, criado especialmente para divulgar a carta. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Principais signatários da carta de apoio ao Papa Francisco (Foto: Pro-pope-francis.com)

Nota de IHU On-Line: até a noite dessa sexta-feira, 20, mais de 15 mil pessoas haviam assinado a carta. Do Brasil, destacam-se, entre outros, os nomes de Dom Erwin Kräutler, bispo emérito do Xingu e presidente da Repam, e a Ir. Annette Havenne, das Irmãs de Santa Maria de Namur, de Aracaju, Sergipe.

Eis a carta.

Estimadíssimo Papa Francisco,

As suas iniciativas pastorais e as suas justificativas teológicas estão atualmente sob um ataque veemente de um grupo de pessoas na Igreja. Com esta carta aberta, queremos expressar a nossa gratidão pela sua liderança papal corajosa e teologicamente fundamentada.

Em pouco tempo, o senhor conseguiu reformar a cultura pastoral da Igreja Católica Romana, de acordo com as suas origens em Jesus. As pessoas feridas e a natureza ferida chegam diretamente ao seu coração. O senhor vê a Igreja como um hospital de campanha nas margens da vida.

Sua preocupação é com cada pessoa individual amada por Deus. Ao se encontrar com os outros, a compaixão, e não a lei, deve ter a última palavra. Deus e a misericórdia de Deus caracterizam a cultura pastoral que você espera da Igreja. O senhor sonha com uma “Igreja como mãe e pastora”. Nós compartilhamos o seu sonho.

Pedimos que o senhor não se afaste desse caminho que empreendeu, e nós lhe asseguramos o nosso apoio total e a nossa oração constante.

Os signatários.

* * *

Neste link, também é possível assinar a carta aberta e ver a lista completa dos signatários.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Pro Pope Francis: carta aberta de apoio ao Papa Francisco - Instituto Humanitas Unisinos - IHU