Papa Francisco convoca Sínodo para a região Pan-Amazônica

Revista ihu on-line

Missões jesuíticas. Mundos que se revelam e se transformam

Edição: 530

Leia mais

Nietzsche. Da moral de rebanho à reconstrução genealógica do pensar

Edição: 529

Leia mais

China, nova potência mundial – Contradições e lógicas que vêm transformando o país

Edição: 528

Leia mais

Mais Lidos

  • É verdade que o cardeal arcebispo do Rio de Janeiro assinou um acordo eleitoral com Bolsonaro?

    LER MAIS
  • Bolsonaro ameaça Amazônia, seus povos e biodiversidade, alertam geógrafos paraenses

    LER MAIS
  • Bolsonaro e o apoio de Steve Bannon, o sabotador de democracias

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

17 Outubro 2017

Ao término da Santa Missa com o rito de canonização dos Bem-aventurados André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e 27 companheiros mártires; Cristoforo, Antonio e Giovanni; Faustino Míguez e Angelo de Acri, celebrada no átrio da basílica vaticana, o Santo Padre Francisco guiou a oração do Ângelus com os fiéis e os peregrinos presentes na Praça de São Pedro.

O principal objetivo do Sínodo é, segundo o Papa, "identificar novos caminhos para a evangelização daquela porção do Povo de Deus, especialmente dos indígenas, muitas vezes esquecidos e sem a perspectiva de um futuro sereno, também por causa da crise da floresta amazônica, pulmão de grande importância para o nosso planeta".

Na mensagem o Papa Francisco também recordou que  nesta terça-feira, "será o Dia da Rejeição da Miséria. A miséria não é uma fatalidade: ela tem causas que devem ser reconhecidas e removidas, para honrar a dignidade de tantos irmãos e irmãs".

Estas foram as palavras do papa na introdução da oração mariana.

A nota foi publicada por Santa Sé, 15-10-2017. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Eis o texto.

Queridos irmãos e irmãs,

Ao término desta celebração, saúdo cordialmente a todos vocês, que, de vários países, vieram prestar homenagem aos novos santos. Um pensamento deferente vai particularmente às delegações oficiais do Brasil, França, Itália, México, Ordem de Malta e Espanha. Que o exemplo e a intercessão dessas luminosas testemunhas do Evangelho nos acompanhem no nosso caminho e nos ajudem a promover sempre relações fraternas e solidárias, pelo bem da Igreja e da sociedade.

Acolhendo o desejo de algumas Conferências Episcopais da América Latina, além da voz de diversos pastores e fiéis de outras partes do mundo, decidi convocar uma Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a região Pan-Amazônica, que será realizada em Roma no mês de outubro de 2019.

O principal objetivo dessa convocação é identificar novos caminhos para a evangelização daquela porção do Povo de Deus, especialmente dos indígenas, muitas vezes esquecidos e sem a perspectiva de um futuro sereno, também por causa da crise da floresta amazônica, pulmão de grande importância para o nosso planeta.

Que os novos santos intercedam por esse evento eclesial, para que, no respeito à beleza da criação, todos os povos da terra louvem a Deus, Senhor do universo, e, por Ele iluminados, percorram caminhos de justiça e de paz.

Recordo também que, depois de amanhã [terça-feira], será o Dia da Rejeição da Miséria. A miséria não é uma fatalidade: ela tem causas que devem ser reconhecidas e removidas, para honrar a dignidade de tantos irmãos e irmãs, a exemplo dos santos.

E agora nos dirijamos em oração à Virgem Maria.

Angelus Domini…

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Papa Francisco convoca Sínodo para a região Pan-Amazônica - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV