O Patriarca Bartolomeu sobre o furacão Harvey no Texas, "é hora de refletir sobre o terrível poder da natureza e sobre a nossa responsabilidade"

Revista ihu on-line

Grande Sertão: Veredas. Travessias

Edição: 538

Leia mais

A fagocitose do capital e as possibilidades de uma economia que faz viver e não mata

Edição: 537

Leia mais

Juventudes. Protagonismos, transformações e futuro

Edição: 536

Leia mais

Mais Lidos

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

01 Setembro 2017

"A devastação em curso na região do Golfo do Texas, especialmente em Houston, a quarta maior cidade dos Estados Unidos, causada pelo furacão Harvey (agora tempestade tropical) é um severo lembrete do terrível poder da natureza". Assim inicia o comunicado do Patriarca Ecumênico Bartolomeu - conhecido mundialmente por seu compromisso com o meio ambiente, a ponto de ser definido como o "Patriarca Verde" – a respeito da devastação causada pelo furacão Harvey nos Estados Unidos. O Patriarca oferece orações para aqueles que perderam suas vidas, para as famílias atingidas por essa calamidade e para todos aqueles que agora estão envolvidos nas operações de socorro. "Que Deus dê-lhes força nesta hora de necessidade". Mas, em seu comunicado, o Patriarca também convida a refletir sobre a responsabilidade que os homens têm para a proteção da terra, há poucos dias da celebração, em 1º. de setembro, do Dia de Oração para o Cuidado da Criação.

A informação é publicada por Servizio di Informazione Religiosa – SIR, 30-08-2017. A tradução é de Luisa Rabolini.

"Agora - escreve Bartolomeu - é hora de refletir sobre o terrível poder da natureza e da nossa responsabilidade humana para sermos bons e sábios administradores do ambiente. Todos somos chamados a participar da redenção e da gestão de nosso mundo, trabalhando para conter a força destrutiva de tais furacões com um melhor planejamento ambiental; ou comprometendo-nos mais seriamente para combater o grave problema da mudança climática e da forma como interfere no nosso planeta; ou até mesmo para entrarmos diretamente em campo com projetos de caridade que possam ajudar e sustentar aqueles cujas vidas foram tão drasticamente modificadas por causa das mudanças ambientais em um piscar de olhos".

O comunicado de Bartolomeu conclui-se recordando a Aliança entre Deus e cada criatura sobre a terra e o versículo do Gênesis, "as águas nunca mais se tornarão um dilúvio para destruir toda forma de vida".

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O Patriarca Bartolomeu sobre o furacão Harvey no Texas, "é hora de refletir sobre o terrível poder da natureza e sobre a nossa responsabilidade" - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV