Número de crianças na pobreza no Brasil equivale à metade da população Argentina

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

22 Março 2017

Mesmo com queda na taxa, 23 milhões de brasileiros de até 14 anos ainda vivem na pobreza ou pobreza extrema, diz estudo.

O Brasil tem 23 milhões de crianças vivendo na pobreza ou na pobreza extrema (renda per capita inferior a 1/4 do salário mínimo). O número é mais que a metade dos brasileiros com idade até 14 anos.

A reportagem é de Tatiana Farah, publicada por BuzzFeed News, 21-03-2017.

Para efeito de comparação, o número é mais que o dobro da população de Portugal (10,3 milhões) ou mais da metade da população argentina (43 milhões).

A Fundação Abrinq divulga nesta terça (21) o Cenário da Infância 2017, com dados extraídos do IBGE e dos ministérios sobre 23 indicadores, entre eles violência, saúde, moradia e educação.

Houve uma melhora em relação ao ano anterior, 2014, quando esse contingente chegava a 26 milhões. A redução é de 22% no caso de pobreza e de 10,6% no caso de pobreza extrema.

Com base em dados de 2015, o relatório deste ano aponta que 17,3 milhões de meninos e meninas vivem na pobreza, correspondendo a 40% das crianças do país. Outros 5,8 milhões (13,5%) estão em condições piores, na pobreza extrema. A maior concentração de crianças nessas condições é nas regiões Norte e Nordeste.

O levantamento da Abrinq aponta que 3,9 milhões de pessoas até 17 anos vivem em favelas. E que 70% das crianças pequenas não têm acesso a creches no país.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Número de crianças na pobreza no Brasil equivale à metade da população Argentina - Instituto Humanitas Unisinos - IHU