Revista IHU On-Line aborda o tema da hospitalidade e 'Morte e Vida Severina'

Revista ihu on-line

Do ethos ao business em tempos de “Future-se”

Edição: 539

Leia mais

Grande Sertão: Veredas. Travessias

Edição: 538

Leia mais

A fagocitose do capital e as possibilidades de uma economia que faz viver e não mata

Edição: 537

Leia mais

Mais Lidos

  • Deveríamos chamar os padres de ''padres''?

    LER MAIS
  • “Este Sínodo, em sua profecia, é fiel aos gritos dos pobres e da irmã Mãe Terra”. Entrevista com Mauricio López

    LER MAIS
  • As trapaças do gozo individual

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

Por: Redação | 09 Janeiro 2017

A última edição de 2016 da revista IHU On-Line, publicada em dezembro pelo Instituto Humanitas Unisinos - IHU, apresenta como tema central os desafios e paradoxos da hospitalidade, isto é, a possibilidade de relacionamento entre diferentes culturas e modos de vida. Cinco entrevistados do Exterior e dois brasileiros abordam em suas respostas a necessidade e, ao mesmo tempo, a dificuldade de diálogo com o outro, sobretudo em um tempo caracterizado pela globalização da indiferença.

Ainda sob o pano de fundo das migrações forçadas e dos refugiados climáticos, a publicação retoma o poema Morte e vida severina, de João Cabral de Melo Neto, com um dossiê alusivo aos 60 anos de publicação do texto. A revista tem uma versão impressa e outra digital, que pode ser acessada no endereço www.ihuonline.unisinos.br. A próxima edição, de número 500, será lançada em março de 2017.


Capa da IHU On-Line

Participam do debate sobre hospitalidade Alain Montandon, professor emérito de Literatura Geral e Comparada na Universidade Blaise Pascal - Clermont II, na França, organizador da imponente obra O livro da hospitalidade. Acolhida do estrangeiro na história e nas culturas (São Paulo: SENAC, 2011), que tem mais de 1,4 mil páginas; Magali Bessone, professora de Filosofia Política na Universidade de Rennes 1; Marco Dal Corso, teólogo, professor de religião em uma escola secundária de Verona e professor visitante do Instituto de Estudos Ecumênicos; Placido Sgroi, professor de Filosofia e História na Universidade de Verona e Teologia Ecumênica em Veneza; Claudio Monge, frade dominicano, italiano radicado na Turquia; e os brasileiros Faustino Teixeira, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, e Gustavo Lima Pereira, professor de Direito Internacional e Filosofia do Direito na PUCRS e advogado do Grupo de Assessoria a Imigrantes e a Refugiados.

No dossiê sobre Morte e vida severina, participam Antonio Carlos Secchin, poeta, ensaísta, crítico literário e professor; Thaís Toshimitsu, doutora, mestra e graduada em Letras pela Universidade de São Paulo – USP; Braulio Tavares, escritor, poeta, compositor, letrista e pesquisador de ficção científica e literatura fantástica; Eli Brandão da Silva, doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo – Umesp; e Maria Augusta Torres, mestra em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco – Unicap.

Contatos do Instituto Humanitas Unisinos

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (51) 3590-8213

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Revista IHU On-Line aborda o tema da hospitalidade e 'Morte e Vida Severina' - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV