Uber lança carros sem motorista, mas Califórnia pede retirada de circulação

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

16 Dezembro 2016

O Estado da Califórnia ordenou à Uber que não coloque em circulação seus carros sem motorista até obter uma permissão oficial. A empresa testava há três meses seu modelo autônomo, um Volvo XC90, em Pittsburg, e na noite desta quarta-feira lançaria o serviço para usuários na cidade onde surgiu, São Francisco (EUA). Entretanto, em uma carta do Departamento de Trânsito (DMV) obtida pela agência Associated Press, o responsável pelo departamento diz que a atividade dos carros sem motorista “devem parar” e ameaça tomar ações legais caso a Uber decida prosseguir com o lançamento. A empresa não havia respondido até a noite de quarta-feira, quando a carta foi divulgada.

A reportagem é de Pablo Ximénez de Sandoval, publicada por El País, 15-12-2016.

A reação das autoridades é uma ducha de água fria no anúncio oficial sobre a utilização de carros sem motorista da Uber em São Francisco, uma ação que enviava uma mensagem à concorrência sobre seus planos em um momento em que várias empresas já estão testando carros sem motorista.

Segundo o departamento de trânsito californiano, a Uber não pediu a permissão necessária para colocar “veículos autônomos” nas ruas. Porém, a empresa argumenta que como há um motorista nos veículos (que podem acionar a direção a qualquer momento, se necessário), não era preciso obter o registro, conforme alegam as autoridades. A Uber alega ainda que trata-se de um modelo mais seguro de direção, e apresenta dados para tentar embasar sua proposta.

O fundador e presidente da Uber, Travis Kalanick afirmara dois dias antes que “a promessa do carro sem motorista" era "central para tornar o transporte muito mais confiável para todo mundo". "Embora ele só atuará, por enquanto, de dia, o carro autônomo será uma peça fundamental do transporte no futuro. Um futuro que nos dá muitas esperanças”, afirmou, ao apresentar seus planos para a cidade californiana. Os carros sem motorista da Uber deveriam começar a circular pelas ruas de São Francisco quando foram surpreendidos pelo comunicado. Alguns veículos chegaram a circular - um deles inclusive foi flagrado por um taxista, que gravou com uma câmera de segurança de seu carro o momento em que ele atravessa o farol vermelho quando uma pessoa iria atravessar a rua. O vídeo viralizou nas redes sociais em questão de minutos.

De acordo com dados da Associated Press, o departamento de trânsito californiano deu permissões a 20 empresas para colocarem veículos sem motoristas nas ruas na corrida de testes entre as gigantes de tecnologia e automobilísticas, como a Google e a Tesla, para serem as primeiras nesse eventual mercado. Mas não a Uber. A interpretação da lei feita pela Uber, segundo a qual seus veículos não precisam de permissão porque são supervisionados por humanos presencialmente, vai de encontro ao anúncio de quarta-feira e pode causar uma nova batalha legal. O último choque com as autoridades foi para definir se seus motoristas legalmente são funcionários, como defendiam estes, ou autônomos.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Uber lança carros sem motorista, mas Califórnia pede retirada de circulação - Instituto Humanitas Unisinos - IHU