Igreja: laboratório de reforma permanente

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

01 Novembro 2016

"Quem vê Lutero como o provocador da divisão do Cristianismo Ocidental em inúmeras Igrejas considera a Reforma um acontecimento negativo. O Ecumenismo sempre nos ensinou que a vontade de Deus é a unidade e qualquer divisão é oposta à oração de Jesus pela unidade dos seus discípulos. No entanto, se olharmos criticamente a História, sabemos que, desde suas origens, o movimento cristão sempre se destacou pela diversidade de teologias, organização e expressões culturais", escreve Marcelo Barros, monge beneditino, escritor e teólogo brasileiro.

Eis o artigo.

O mundo inteiro se espantou em ver que, nessa segunda-feira, o papa Francisco viajou a Lund, na Suécia, para participar da abertura das comemorações do quinto centenário da Reforma Protestante. De fato, há 500 anos, segundo a tradição, naquele 31 de outubro de 1517, o monge agostiniano Martinho Lutero fixou suas 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wintenberg. Assim ele iniciou a Reforma Protestante que se desdobrou em diversos movimentos e frações que foram a origem das Igrejas evangélicas. Com essa visita à Federação Luterana Mundial, o papa Francisco manifesta todo o seu apoio e a comunhão da Igreja Católica com a Igreja Luterana e as outras Igrejas nesse caminho de reforma permanente.

Quem vê Lutero como o provocador da divisão do Cristianismo Ocidental em inúmeras Igrejas considera a Reforma um acontecimento negativo. O Ecumenismo sempre nos ensinou que a vontade de Deus é a unidade e qualquer divisão é oposta à oração de Jesus pela unidade dos seus discípulos. No entanto, se olharmos criticamente a História, sabemos que, desde suas origens, o movimento cristão sempre se destacou pela diversidade de teologias, organização e expressões culturais. O Cristianismo primitivo era constituído por Igrejas locais confederadas, mas autônomas em sua forma de expressar a fé e de se organizar. Nos tempos medievais, o papa se constitui como autoridade máxima e chefe de toda a Igreja. E a luta pelo poder na Igreja tem sempre provocado divisões. Desde o século IV e V, diversas divisões opunham Igrejas do Oriente e a Igreja Latina. No século XI, os patriarcas das Igrejas de Constantinopla e de Roma se excomungaram reciprocamente. A partir daí, as Igrejas do Oriente e do Ocidente nunca mais se uniram. Durante a Idade Média, no Ocidente, os papas conseguiram manter a Igreja Católica como uma só, mas ao preço de muitas repressões, violências, condenações de hereges e até guerras e massacres.

No século XVI, o movimento da Reforma, iniciado por Lutero e continuado por Calvino, Zwinglio, Melancton e outros, possibilitou formas diversas de comunidades cristãs, (congregacionais, episcopais, presbiterianas, etc), todas firmadas em "uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos que age em todos e através de todos" (Ef 4, 1- 4).

Cinco séculos depois, a Igreja Católica e as Igrejas da Reforma vivem um diálogo teológico e institucional que praticamente deixou no passado os motivos doutrinais das divisões. Representantes oficiais de Igrejas Luteranas, Calvinistas, Anglicanas e outras assinaram entre si e também com a Igreja Católica diversas declarações e acordos. Esses documentos mostram que há uma unidade fundamental no modo de compreender e interpretar a fé, a missão da Igreja, o batismo, a eucaristia e os ministérios. Os próprios princípios que fizeram Lutero se insurgir contra o papa, como a justificação pela fé, já foram aceitos pelo magistério de Roma. Entretanto, apesar de todas essas aproximações, as Igrejas continuam não apenas diferentes e autônomas, o que seria positivo, mas divididas. O Conselho Mundial de Igrejas que reúne 349 Igrejas cristãs propõe a meta de uma "diversidade reconciliada". Em várias de suas alocuções, o papa Francisco parece ter assumido esse princípio como possível caminho de unidade. Para isso, de um lado e do outro, é preciso superar pecados ligados à compreensão quase divinizada do poder, a arrogância cultural, a dificuldade de aceitar o diferente e principalmente o princípio medieval que foi retomado por Lutero e também diversas vezes lembrado pelo papa Francisco: "A Igreja deve se reformar permanentemente". 

Para essa renovação contínua, os critérios apontados pelo papa João XXIII são a volta ao Evangelho de Jesus e a busca sincera e profunda de atualização para "ouvir o que o Espírito diz, hoje, às Igrejas" (Ap. 2). Para cada cristão e para cada comunidade de Igreja, retomar a referência ao evangelho é assumir o compromisso permanente de uma conversão pessoal e comunitária que é progressiva e sempre mais exigente. Assim, nos abrimos ao amor divino que nos torna capazes de dialogar com a humanidade atual e nos dispor a sempre nos atualizar.

Nesse novo tempo de diálogo e de aproximação, as Igrejas aprendem umas com as outras e se influenciam mutuamente. As comemorações desse quinto centenário da Reforma vão estimular mais ainda as Igrejas evangélicas e a Igreja Católica a darem graças a Deus pelo caminho percorrido em comum e se unirem em um trabalho de reforma permanente. Cada vez mais, nossas Igrejas se unirão a outras religiões como o Budismo, o Islã e todos os caminhos religiosos para colaborar com a sociedade internacional na construção da justiça, paz e o cuidado com a Terra, nossa casa comum. 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Igreja: laboratório de reforma permanente - Instituto Humanitas Unisinos - IHU