A força destrutiva da seca

Mais Lidos

  • Elon Musk e o “fardo do nerd branco”

    LER MAIS
  • O Novo Ensino Médio e as novas desigualdades. Artigo de Roberto Rafael Dias da Silva

    LER MAIS
  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

14 Setembro 2016

O papel da seca na queda da antiga civilização maia destaca a necessidade vital hoje para a gestão da água no combate aos impactos das mudanças climáticas.

A repostagem é de Tim Radford, publicado por Eco21, 12-09-2016.

A civilização maia no que é hoje o México morreram mais de mil anos atrás, não apenas por causa da seca, mas talvez por causa da dependência exagerada da água nos reservatórios .

A história da ascensão e queda de civilizações antigas tem ressonância para hoje. E pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Viena, na Áustria, que modelaram o que eles calculam deve ter sido o padrão de eventos, confirmaram, mais uma vez, que a seca prolongada, provavelmente, trouxe uma cultura e um povo a entrar em colapso.

Mas, advertem: a história não é simples. Os maias, de certa forma, podem ter sido vítimas de seu sucesso no enfrentamento à seca. A sua própria tecnologia de irrigação os pode ter feito mais vulneráveis em um momento de crescimento da população e de seca prolongada. “A sociedade influências de água e da sociedade influencia água”, diz Linda Kuil, uma sóciohidróloga do Centro de Sistemas de Recursos Hídricos em Viena e principal autora de um estudo publicado na revista Water Resources Research.

Resposta à seca

“O fornecimento de água determina quanta comida está disponível, de modo que por sua vez afeta o crescimento das populações. Por outro lado, o aumento da população pode interferir com o ciclo natural da água, por exemplo, através da construção de reservatórios”.

Ela e seus colegas estabelecidos para modelar não apenas chuvas, mas o padrão de resposta de uma sociedade à precipitação e à seca. Eles não foram os primeiros a fazê-lo. Seca e as mudanças climáticas  têm sido associadas ao colapso do império assírio 2.700 anos atrás, e ao desastre que se abateu sobre os governantes da Idade do Bronze do Mediterrâneo oriental.

Mudanças climáticas têm sido associadas à tomada do império chinês e ao avanço das hordas mongóis no Século 13.

E a mudança climática também tem sido implicada no conflito moderno. Mas, civilizações europeias e asiáticas caíram deixaram testemunhos na forma de registros escritos ou mitologia duradouro. Os maias deixaram apenas suas estruturas de pedra em Yucatan no México como prova de que tinha sido aqui.

A água na torneira

Os pesquisadores de Viena pensam que o povo maia lidou com a seca através da construção de reservatórios para ajudá-los ao longo da crise.  Se espera que as populações poderiam diminuir em uma seca, mas continuaria a crescer se a água fosse na torneira. Paradoxalmente, isso pode introduzir vulnerabilidade: se a população cresce, mas o sistema de gestão da água permanece o mesmo, então um período de seca prolongada poderia ser devastador. E isso, os pesquisadores acreditam, poderia ser suficiente para explicar o declínio. O seu próprio modelo oferece o que eles chamaram de “feedbacks plausíveis” entre a sociedade e os recursos hídricos que se acredita estar a gerir, para mostrar que uma redução modesta das chuvas pode levar a um colapso da população de 80%.

“Quando se trata de recursos escassos, as soluções mais simples podem vir a ser superficiais e nem sempre as melhores”, diz Kuil. “Você tem que mudar o comportamento das pessoas, reavaliar a dependência da sociedade sobre este recurso e reduzir o consumo, caso contrário, a sociedade pode, de fato, ser mais vulnerável a catástrofes em vez de mais segura, apesar destas soluções técnicas inteligentes”. 

Leia mais...

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A força destrutiva da seca - Instituto Humanitas Unisinos - IHU