Famosos apoiam povo Munduruku na luta contra hidrelétricas

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

17 Agosto 2016

Celebridades europeias lançam carta pedindo o reconhecimento de terra indígena no rio Tapajós.

Hoje a luta do povo Munduruku no rio Tapajós ganhou aliados de peso. Celebridades europeias escreveram uma carta pedindo ao governo brasileiro que reconheça o direito do povo Munduruku ao seu território para proteger a região da construção de hidrelétricas. Assim, elas se somam a mais de 1 milhão de pessoas que apoiam a luta pelo rio Tapajós livre de barragens.

A reportagem foi publicada por Greenpeace Brasil, 11-08-2016.

Ao todo, 48 celebridades assinam a carta, incluindo nomes como os cantores Paul McCartney e Dave Gilmour, a estilista inglesa Vivienne Westwood, a atriz Emma Thompson e a ativista Bianca Jagger.

No documento, eles comemoram a decisão tomada pelo Ibama, na semana passada, que na prática cancela a construção da hidrelétrica de São Luiz do Tapajós, mas lembram que ainda há outras hidrelétricas ameaçando a região. “A melhor maneira de proteger esta terra e o seu povo é o governo brasileiro reconhecer o direito dos Munduruku ao seu território e as empresas do setor de hidrelétricas ficarem fora desse negócio destrutivo”, afirma trecho da carta, que foi publicada no jornal The Guardian. Leia abaixo a tradução:

Brasil deve reconhecer a terra dos índios Munduruku

Nós saudamos calorosamente a decisão tomada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) que cancela a construção de São Luiz do Tapajós, hidrelétrica gigantesca que ameaçava acabar com uma parte de floresta intacta no coração da Amazônia. Foi um dia de alívio e esperança, não só para os Munduruku que teriam suas terras ancestrais alagadas, como para todos aqueles que cuidam e protegem uma das maiores maravilhas naturais do mundo.

O rio Tapajós e a floresta ao redor são áreas de beleza natural e biodiversidade sem paralelo, onde novas espécies animais continuam sendo descobertas até hoje.

A decisão do órgão brasileiro é uma virada na batalha para proteger esse pedaço da Amazônia, mas a luta ainda não terminou. A hidrelétrica cancelada é uma das cinco planejadas para essa área extremamente sensível. A melhor maneira de proteger esta terra e o seu povo é o governo brasileiro reconhecer o direito dos Munduruku ao seu território e as empresas do setor de hidrelétricas ficarem fora desse negócio destrutivo.

Raymond Blanc, Jim Broadbent, Peter Capaldi, Caroline Catz, Charlotte Church, Lily Cole, Olivia Colman, Emma de Caunes, David de Rothschild, Jonathan Dimbleby, Abigail Fallis, Hugh Fearnley-Whittingstall, Ranulph Fiennes, Livia Firth, Ben Fogle, Rebecca Frayn, Leebo Freeman, Terry Gilliam, Dave Gilmour, Jane Goodall, Jamie Hewlett, Kurt Jackson, Bianca Jagger, Terry Jones, Anish Kapoor, Annie Lennox, Joanna Lumley, Glyn Macey, Alistair McGowan, Renu Mehta, Roger Moore, Simon O’Brien, Dermot O’Leary, Michael Palin, Bruce Parry, Paul McCartney, Grayson Perry, David Puttnam, Vanessa Redgrave, Mark Rylance, Greta Scacchi, Timothy Smit, Alison Steadman, Emma Thompson, Sophie Thompson, Zoë Wanamaker, Vivienne Westwood, Benjamin Zephaniah.

Leia mais...

MPF recomenda livre acesso de pajés Munduruku nos hospitais de Itaituba e Jacareacanga (PA)

Surpreendentes sinais de esperança para os Munduruku

Índios Munduruku pedem o fim da construção de barragens no Pará

A encruzilhada Munduruku: depois de séculos defendendo o Tapajós, barragens ameaçam os vivos e perturbam os mortos

Construção de barragens no rio Tapajós ameaça sobrevivência dos Munduruku

Cancelamento de São Luiz do Tapajós: um passo para o futuro

"Enterramento de São Luiz do Tapajós nos dá esperança", diz procurador

Hidrelétrica no Tapajós está cancelada

Ibama arquiva licenciamento da hidrelétrica São Luiz do Tapajós

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Famosos apoiam povo Munduruku na luta contra hidrelétricas - Instituto Humanitas Unisinos - IHU