O Concílio do Papa Francisco. A nova primavera da Igreja

Revista ihu on-line

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Vilém Flusser. A possibilidade de novos humanismos

Edição: 542

Leia mais

Mais Lidos

  • Bolívia. “O elemento central da derrubada de Evo Morales não é a direita, mas o levante popular”. Entrevista com Fabio Luís Barbosa dos Santos

    LER MAIS
  • Finanças do Vaticano, o jesuíta espanhol Juan Antonio Guerrero é o novo prefeito

    LER MAIS
  • Representante do Papa participa de Encontro "Economia de Francisco" na PUC-SP

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

03 Maio 2016

O novo livro de Giacomo Galeazzi, Il Concilio di Papa Francisco. La nuova primavera della Chiesa [O Concílio do Papa Francisco. A nova primavera da Igreja, em tradução livre] (Elledici), nas livrarias a partir da próxima segunda-feira, dia nove, será apresentado no âmbito do Salão do Livro (Turim) no dia 12, com a presença, além do autor, do Gianni Riotta, Domenico Agasso jr. e Luigi La Spina.

A reportagem foi publicada por Sismografo, 01-05-2016. A tradução é de Benno Dischinger

Da apresentação do livro feita por D. Nunzio Galantino, Secretário Geral da Conferência Episcopal Italiana - CEI, publicamos um extrato.

Eis o texto.

Este texto convida a olhar para o ministério de Francisco, às suas palavras e aos seus gestos, fazendo-nos captar, como em contraluz, o evento do Concílio e a emanação que o acompanhou. O espírito conciliar emerge nítido e claro no projeto de Francisco, de uma Igreja mais jovem e aberta ao mundo. E mesmo, sem manter os olhos sobre o grande evento eclesial concluído há cinquenta anos, não é possível compreender plenamente aquilo que o Papa faz e diz e as orientações corajosas e radicais com as quais imprimiu e continuamente imprime uma virada e uma aceleração radical ao viver eclesial.

Realmente, como afirma o autor, “O Concílio constitui o verdadeiro programa de Francisco e seu magistério é interpretado à luz do Vaticano II”. “O livro oferece inumeráveis impulsos de reflexão a este respeito, além de variados testemunhos da parte de pessoas que, de modo diverso, são atentas e participam da vida da Igreja”.

“O seu ponto de vista contribui ao enriquecimento da reflexão, ampliando o campo do plano teológico e pastoral até ao econômico, político e social, para compor um quadro mais articulado e completo, útil para captar as várias direções nas quais se articula o impulso de reforma com o qual Francisco repensa a Igreja, na onda do Concílio”.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O Concílio do Papa Francisco. A nova primavera da Igreja - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV