Renovar a Igreja numa era secular

Revista ihu on-line

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Mais Lidos

  • O que deve ser cancelado? Eis a questão

    LER MAIS
  • Indígena assassinado no Maranhão é o 4º Guajajara morto de forma violenta em menos de dois meses

    LER MAIS
  • Padre Miguel Ángel Fiorito, SJ, meu Mestre do Diálogo: "Ele nos ensinou o caminho do discernimento". Artigo do Papa Francisco

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

26 Fevereiro 2015

Um congresso internacional, nos dias 4 e 5 de março de 2015, realizado na Pontifícia Universidade Gregoriana, se soma ao evento "A praça e o templo", do Átrio dos Gentios, no dia 6 de março, em torno de uma mesma temática.

A reportagem foi publicada no sítio Il Sismografo, 24-02-2015. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Por que, apesar da crescente necessidade de espiritualidade, inúmeras pessoas em busca abandonam a Igreja? Como a Igreja pode, em um mundo de espiritualidade plural, ser um guia moral para a contemporaneidade? Quais são as responsabilidades pastorais de que o magistério é chamado a se encarregar?

Essas são algumas das perguntas que a era secular impõe à Igreja no Terceiro Milênio. E sobre elas irão refletir o congresso internacional Renewing the Church in a Secular Age [Renovando a Igreja em uma era secular], organizado pelo Council for Research in Values and Philosophy e pela Pontifícia Universidade Gregoriana, sob o patrocínio do Pontifício Conselho para a Cultura.

O congresso irá ocorrer em Roma, na quarta-feira, 4, e quinta-feira, 5 de março de 2015, na Pontifícia Universidade Gregoriana. Esse evento é fruto de um projeto nascido em 2009 de uma conversa pública entre o cardeal Francis George (Chicago) e o filósofo canadense Charles Taylor, um dos maiores pensadores da contemporaneidade e autor bem conhecido do livro "A Secular Age", um dos textos-chave das últimas décadas.

(Nota da IHU On-Line: O livro A Secular Age foi traduzido e publicado pela Editora Unisinos, São Leopoldo, 2010, sob o título "Uma era secular".)

Além do cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, e do professor Charles Taylor (McGill University, Canadá), participarão do congresso estudiosos de renome internacional, como o professor José Casanova (Georgetown University, EUA), autoridade mundial da sociologia da religião; o sociólogo, filósofo e psicólogo Tomáš Halík (Charles University, República Tcheca – Prêmio Guardini 2010; prêmio para o melhor livro europeu de teologia por Patience with God), que foi estreito colaborador do futuro presidente Vlácav Havel; o teórico da sociedade e estudioso do pragmatismo estadunidense Hans Joas (Humboldt-Universität zu Berlin, Alemanha); os filósofos William Desmond (K. U. Leuven, Bélgica) e Adela Cortina (Universidad de Valencia, Espanha); além de diversos professores da Pontifícia Universidade Gregoriana.

O programa completo está disponível no site www.unigre.it.

O congresso também servirá como plataforma de lançamento para iniciativas semelhantes que irão investigar o impacto da secularização na Ásia, África e América Latina, em busca da sua contribuição especial para a Igreja universal, como communio de diálogo.

Ao congresso, também se seguirá, na sexta-feira, 6 de março, o evento do Átrio dos Gentios, "A praça e o templo", no Centro de Estudos Americanos, do qual participarão, além dos professores Taylor e Casanova, Giuliano Amato (presidente da Fundação Cortile dei Gentili), Alessandro Ferrara (Universidade Tor Vergata, Roma), Giacomo Marramao (Universidade Roma Tre, Roma), o historiador e antropólogo das religiões Pe. François Bousquet.

Mais informações no site www.cortiledeigentili.com.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Renovar a Igreja numa era secular - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV