Arcebispo Justin Welby: ''Existe a possibilidade de que a Igreja não se mantenha unida''

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • Um gargarejo nos salvará? Enxaguar a boca e o nariz por 30 segundos com produtos de uso comum reduz muito a carga viral

    LER MAIS
  • Karl Rahner sobre o que significa amar Jesus

    LER MAIS
  • Nós precisamos repensar radicalmente a forma como vivemos e trabalhamos

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


15 Dezembro 2014

Em uma longa entrevista ao The Times, de Londres, o arcebispo de Canterbury, Justin Welby, previu que a Comunhão Anglicana pode não permanecer unida por causa das fortes divergências sobre a ordenação de mulheres como bispas e dos plenos direitos para as pessoas LGBT.

A reportagem é de Trevor Grundy, publicada no sítio Religion News Service, 09-12-2014. A tradução é de Claudia Sbardelotto.

A franca entrevista veio no final das visitas de Welby às 38 províncias (ou estados-países) que compõem a Comunhão Anglicana.

Welby disse que, embora as Igrejas individuais permanecem "fortes, resistentes e prósperas", as diferenças entre elas continuam profundas.

"Eu acho que, realisticamente, temos de dizer que, apesar de todos os esforços, existe a possibilidade de que não vamos nos manter unidos, ou não vamos ficar unidos por um tempo", disse ele. "Eu consigo ver as circunstâncias nas quais poderia haver pessoas que se separam e, em seguida, retornam, dependendo do que mais acontece".

Rod Thomas, presidente do grupo Reform, uma rede evangélica de anglicanos ingleses e irlandeses que se opõem às mulheres-bispas e à ordenação ou casamento de pessoas LGBT, concordou com a avaliação do arcebispo.

"Se, como anglicano, você acredita mais ou menos nas mesmas coisas, mas você simplesmente não consegue chegar a um acordo sobre algo que é terrivelmente divisor, você vai trilhar caminhos separados. Isso significa que os chefes de várias Igrejas anglicanas de todo o mundo não serão capazes de se reunir e dizer: 'Olha, nós estamos todos unidos da mesma maneira que estivemos no passado".

Thomas também é membro do Sínodo Geral, o órgão dirigente da Igreja da Inglaterra.

"A questão que está nos dividindo não é apenas a sexualidade", acrescentou. "É o quão anexados aos ensinamentos da Bíblia temos a intenção de estar".

Welby disse que algumas Igrejas, particularmente na África, podem achar que é difícil manter-se em uma única Comunhão Anglicana global. Mas ele insistiu: "Seria preciso um longo tempo para a ligação subjacente latente com Canterbury deixar de ser um fator importante na forma como as pessoas olham para a vida e a Comunhão".

Canterbury é considerada a "Igreja-mãe" no mundo anglicano.

Mas a sua autoridade está sendo desafiada por uma rede global de Igrejas anglicanas conservadoras conhecida como Fellowship of Confessing Anglicans [Irmandade de Anglicanos Confessionais], que foi formada em 2008. A irmandade é composta de líderes da África, Ásia, Austrália, América do Sul e algumas Igrejas norte-americanas.

A turnê do arcebispo o levou por todo o mundo - do Brasil ao Sudão do Sul e de Ruanda até a Coreia do Sul, onde participou da Assembleia do Conselho Mundial de Igrejas em 2013.

Em sua entrevista ao Times, ele falou se haverá outra Conferência de Lambeth, a convocação regular de todos os líderes da Comunhão Anglicana a Canterbury.

As Conferências de Lambeth normalmente são realizadas a cada 10 anos; a última foi em 2008, quando o arcebispo era Rowan Williams.

Welby disse que tem pontos de vista muito diferentes de alguns dos líderes anglicanos que conheceu em sua turnê mundial. Ele descreveu a visita aos EUA como "um verdadeiro presente em termos de comunicação. Pelo menos havia entendimento sobre por que discordamos uns com os outros em vez de simplesmente discordar e não entender as razões".

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Arcebispo Justin Welby: ''Existe a possibilidade de que a Igreja não se mantenha unida'' - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV