Mudanças Climáticas. Impactos, Adaptação e Vulnerabilidade

Revista ihu on-line

Planos de saúde e o SUS. Uma relação predatória

Edição: 541

Leia mais

Hans Jonas. 40 anos de O princípio responsabilidade

Edição: 540

Leia mais

Do ethos ao business em tempos de “Future-se”

Edição: 539

Leia mais

Mais Lidos

  • 23 razões para participar da Greve Climática desta sexta-feira

    LER MAIS
  • Cisma: uma noção que mudou ao longo dos séculos. Artigo de Massimo Faggioli

    LER MAIS
  • Vozes que desafiam. Etty Hillesum, a mística da resistência e do enfrentamento ao ódio

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

19 Maio 2014

A recente divulgação do Relatório sobre Impactos, Adaptação e Vulnerabilidade às Mudanças Climáticas, do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas – IPCC, inspira a presente edição da revista IHU On-Line. O relatório parcial foi divulgado no dia 31 de março e desafia a pensar alternativas ao modelo desenvolvimentista incrementado em países desenvolvidos e emergentes.

Roberto Schaeffer, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, debate os desafios à produção energética em um contexto de aumento da emissão de gases do efeito estufa.

Paulo Moutinho, diretor do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia – IPAM, sustenta que a prosperidade econômica só deve ocorrer se estiver em consonância com a preservação ambiental.

André Ferretti, coordenador de Estratégias de Conservação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, insiste na necessidade da discussão sobre as adaptações diante das mudanças climáticas.

O tema da preservação das florestas é debatido por Fernando Jardim, Universidade Federal Rural da Amazônia – Ufra na entrevista intitulada “Aquecimento global e conservação das florestas – quem são os beneficiados e os prejudicados?”.

Maureen Santos, coordenadora do Programa de Justiça Ambiental da Fundação Heinrich Böll Brasil e professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/Rio, aborda os desafios para além da solução econômica à crise ambiental.

A reportagem Aquecimento global e os desafios à humanidade no século XXI, descreve o panorama geral da situação climática no mundo e seus efeitos em escala global.

Duas entrevistas e um artigo completam esta edição.

Massimo Di Felice, professor da Universidade de São Paulo – USP, ao refletir sobre o net-ativismo e pós-político, desafia a falarmos de uma outra ecologia do social e, consequentemente, de uma transformação muito profunda, não apenas da esfera do político, mas da esfera do social e da mesma esfera do humano em relação à tecnologia.

Por sua vez, Alf Hornborg, da Universidade de Lund, na Suécia, discute propostas teóricas de Bruno Latour sobre a tecnologia.

Uma síntese da análise de conjuntura, publicada pela página eletrônica do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, em parceria com o Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores - CEPAT, com sede em Curitiba, PR, é o tema do artigo do Prof. Dr. Cesar Sanson, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ele descreve os eixos centrais do livro “O  Capital no século XXI”, comentando os impactos da obra de Thomas Piketty, economista francês, amplamente discutida nas “Notícias do Dia”, atualizadas diariamente no sítio do IHU.

A revista IHU On-Line estará disponível nesta segunda-feira, a partir das 17h, nesta página, nas versões html, pdf e 'versão para folhear".

A edição impressa circulará na terça-feira, no campus da Unisinos, a partir das 8h.
 
A todas e a todos uma boa leitura e uma excelente semana!

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mudanças Climáticas. Impactos, Adaptação e Vulnerabilidade - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV