O papa Bento XVI não perdeu sua voz, diz o arcebispo Gänswein

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

07 Dezembro 2020

O arcebispo Georg Gänswein, secretário do Papa emérito, nega as notícias dadas pela imprensa de que o papa Bento XVI teria perdido a voz.

A reportagem é de Melissa Enaje, publicada por The Tablet, 04-12-2020. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

A agência de notícias Kathpress noticiou que o arcebispo Gänswein confirmou que embora o papa emérito de 93 anos esteja com a voz fraca, ele consegue falar de forma clara e entendível. No entanto, o arcebispo disse que sua voz “tornou-se mais fraca e baixa” por um longo tempo e que precisa ouvir cuidadosamente para entendê-lo.

A agência italiana de notícias Ansa noticiou que depois do consistório de 28 de novembro, quando o papa Francisco e 13 novos cardeais encontraram o emérito Bento XVI na capela do “Mater Ecclesiae” para uma saudação e benção, afirma a reportagem que sugere que o emérito não conseguia falar.

O cardeal maltês Mario Grech disse que o papa emérito Bento XVI tem “dificuldade em se expressar por conta” e que ele disse aos novos cardeais que o “Senhor está levando minha fala para que eu aprecie o silêncio”.

Ao mesmo tempo, uma declaração da Sala de Imprensa da Santa Sé disse que mantendo a tradição, o Papa expressou sua felicidade pela visita e, depois da recitação de “Salve Regina”, abençoou os novos cardeais.

Em agosto, o Vaticano emitiu um comunicado público sobre a condição de Bento XVI, insistindo que sua condição é normal para alguém da sua idade. O porta-voz Matteo Bruni disse aos jornalistas que as “condições de saúde do Papa emérito não são uma preocupação particular, exceto por seus 93 anos de idade que está passando por uma fase mais aguda de uma dolorosa, mas não grave, doença”.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O papa Bento XVI não perdeu sua voz, diz o arcebispo Gänswein - Instituto Humanitas Unisinos - IHU