Elon Musk apresenta o primeiro porco com um pequeno computador no cérebro

Revista ihu on-line

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Clarice Lispector. Uma literatura encravada na mística

Edição: 547

Leia mais

Mais Lidos

  • 'Eu nunca recusei a Eucaristia a ninguém. A comunhão não é um prêmio para os perfeitos'. Entrevista com o papa Francisco voltando da Eslováquia para Roma

    LER MAIS
  • Papa Francisco: “Vacinas, há negacionistas até entre os cardeais. Matrimônio só homem-mulher, mas uniões civis homoafetivas possíveis”

    LER MAIS
  • Alemanha. Dom Stefan Hesse: renúncia rejeitada

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


02 Setembro 2020

O bilionário Elon Musk apresentou o primeiro animal com um de seus implantes neurais, que acredita que em breve poderão ser usados por seres humanos.

A reportagem é publicada por PijamaSurf, 30-08-2020. A tradução é do Cepat.

Segundo Musk, a porca Gertrude está há dois meses com o chip desenvolvido por sua companhia Neuralink. Este pequeno computador permitiria, de acordo com Musk, criar uma interface entre o cérebro e o computador e ajudar a pessoas com paralisia e outros problemas a se comunicar ou realizar certas atividades.

O aparelho, que conta com a capacidade de estimular certas áreas do cérebro, inclusive poderia tratar problemas como o mal de Parkinson, ou ajudar no tratamento de problemas motores. No entanto, alguns críticos destacam que, como já é hábito, Musk é muito otimista. Um otimismo que, por outro lado, não lhe pagou mal, já que é o quarto homem mais rico do mundo.

Os críticos acreditam que esta tecnologia ainda precisará superar a questão essencial de conseguir interpretar os sinais do complexo cérebro humano. Decodificar sinais, como uma intenção de movimento, não é algo simples e não há garantia de que a tecnologia consiga fazer isso em breve.

Musk também apresentou outro porco que teve o chip e agora não mais e que está sadio. Como algumas pessoas observaram, estes são os dois primeiros porcos cyberpunk.

Para além das intenções altruístas, o projeto de Musk tem o objetivo de aumentar a inteligência do ser humano, estimulando mecanicamente o cérebro. Segundo Musk, com isto pretende combater o perigo da inteligência artificial com um contrapeso humano. Ainda que se possa colocar em dúvida se o que fala é algo propriamente humano, talvez seja muito mais um híbrido.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Elon Musk apresenta o primeiro porco com um pequeno computador no cérebro - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV