Painelistas Ciclo de Estudos Economia de Francisco Ecologia Integral, Convivialidades e outras Economias

13 Março 2020

 

 

Luiz Carlos Susin

Bacharelou-se em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Faculdade de Teologia (1979),Licenciou-se em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (atual Unijuí)(1971), Mestre e Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1979-1983). Atualmente é professor na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul como professor permanente e pesquisador do programa de pós-graduação em Teologia, professor na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana, de Porto Alegre, membro da Equipe Interdisciplinar de Assessoria da Conferência dos Religiosos do Brasil, Secretário Geral do Fórum Mundial de Teologia e Libertação. Foi membro do Comitê de Redação da Revista Internacional de Teologia Concilium por quinze anos (2000-2015) e atualmente atua em seu comitê científico. Foi presidente da Associação de Teologia e Ciências da Religião (SOTER) no triênio 1998-201, da qual é cofundador. Foi professor convidado na Universidade Antoniana de Roma, no Instituto de Teologia e Pastoral da Confederação Episcopal da América Latina em Bogotá. Foi professor colaborador na Faculdade de Filosofia da Pucrs, em Ética ambiental e Metafísica. Em 2011 realizou estágio pós-doutoral na Georgetown University, de Washington.

 

 

 

Carlos Bernardo Vainer

Economista, sociólogo, Doutor em Desenvolvimento Econômico e Social/Université de Paris I - Panthéon/Sorbonne. Professor Titular- Colaborador do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (PPUR/UFRJ). Coordenou o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (2012-2019). Coordenou o Programa de Graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social (2010-2016) e coordena o Curso de Especialização Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo (2009-atual.). Por três vezes dirigiu o IPPUR/UFRJ. Integrou o Comitê Técnico do Plano Diretor UFRJ-2020 (2007-2014). Foi Secretário Executivo e Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional - ANPUR. Coordenou o Grupo de Trabalho sobre Migrações Internas da Associação Brasileira de Estudos Populacionais. Integrou o Steering Committee do II World Planning Schools Congress, México, 2006. Coordenou o Program of Research and Cooperation on Social Movements in the South - Brazil, South Africa, India and Tailand (2005-2008) e dirigiu o Pôle d´Excellence Métropoles, Inégalités et Planification Démocratique (Agence Universitaire de la Francophonie - 2007/2012). Integrou o Dams and Development Fórum/United Nations Environmental Program e a Comissão Especial sobre Violações dos Direitos Humanos Decorrentes da Implementação de Barragens, criada pela Resolução 26/2006 do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Integra o Grupo de Trabalho Barragens, Mineração e Direitos Humanos, do Conselho Nacional de Direitos Humanos (2019-Atual). Lidera o ETTERN (Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza), onde dirige a Rede de Observatório de Conflitos Urbanos, o Observatório Socioambiental de Barragens, a Assessoria Técnica e Educacional Meio Ambiente e Barragens e coordena o Núcleo Experimental de Planejamento Conflitual. Tem desenvolvido e orientado pesquisas nas seguintes áreas: desenvolvimento regional e urbano, políticas urbanas, metodologias e modelos de planejamento, políticas migratórias, impactos sociais e ambientais de grandes barragens, conflitos sociais resultantes da implantação de grandes projetos, conflitos sociais urbanos, movimentos sociais urbanos, globalização e movimentos sociais comparados.

 

 

Moisés Waismann

Pós-Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2013). Mestre em Agronegócios pelo Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Graduado em Ciências Econômicas pela UFRGS (1990). Professor-pesquisador e Coordenador da Linha de Pesquisa em Memória e Gestão Cultural do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa de Estratégias Regionais. Membro do Conselho Municipal de Cultura de Canoas e do Comitê Municipal de Economia Criativa de Porto Alegre. Coordenador do Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Politicas Públicas. Investiga assuntos relacionados ao trabalho e educação, ao mercado de trabalho, a economia da educação, ao ensino superior, as políticas públicas, as politicas públicas para educação, a economia da cultura, a cultura, a economia criativa e a moda.

 

 

Cristina Pereira Vieceli

Economista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), concluída em 2011, cuja monografia versou sobre mulher e trabalho no Brasil. Mestre em Economia com Ênfase em Economia do Desenvolvimento pela UFRGS concluída em 2015, cujo trabalho de dissertação tratou sobre emprego doméstico no Brasil. Atualmente é doutoranda em economia pela UFRGS, bolsista CNPQ, colunista do portal Democracia e Mundo do Trabalho em Debate - DMT, integrante do coletivo Movimento Economia Pró-Gente, e técnica licenciada do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Realizou doutorado sanduíche no Departamento de Gênero e Sexualidade na Universidade de York - Toronto. Pesquisa sobre mercado de trabalho, desenvolvimento econômico, economia brasileira, feminismo e relações de gênero e raça, com publicações e participações em eventos nacionais e internacionais.

 

 

 

Andre Ricardo do Passo Magnelli

É idealizador, realizador e diretor do instituto de livre estudo, pesquisa, escrita e formação Ateliê de Humanidades. Éprofessor adjunto da Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro, onde leciona na graduação e nas pós-graduações deFilosofia Moderna e Contemporânea e de Ciências da Religião. Tem graduação, com grau summa cum laude, em ciênciassociais pelo IFCS-UFRJ e mestrado (2009-2010), doutorado (2011-2015) e pós-doutorado (2016) pelo IESP-UERJ. Foiassistente de pesquisa (2010-2013) e pesquisador associado do núcleo de pesquisa em teoria social e sociológicaSOCIOFILO, do IESP-UERJ, liderado por Frédéric Vandenberghe. É pesquisador parceiro do Centro Brasileiro de EstudosDurkheimianos (UFRGS). Publica periodicamente no Jornal do Brasil (JB); foi membro organizador e editor do Blog doSociofilo e é editor do Cadernos do Ateliê e do Ateliê de Humanidades Editorial. Pesquisa na interface de teoria social,tecnociências & sociedade, sociologia histórica do político, teoria antropológica, ética, filosofia política e retórica.

 

 

 

André Benites

Cacique da Tekoa Kaagui Porã, membro da Nação Mbya Guarani e fundador da retomada Yvyrupa em Maquiné.

 

 

 

 

 

 

 

 

Antônio Bispo dos Santos

Nêgo Bispo, nasceu em 10/12/1959, no Vale do Rio Berlengas, antigo povoado Papagaio, hoje município de Francinópolis/PI. É lavrador, formado por mestras e mestres de ofícios, morador do Quilombo do Saco-Curtume (São João do Piauí/PI). Ativista político e militante de grande expressão no movimento social quilombola e nos movimentos de luta pela terra, Nêgo Bispo é atualmente membro da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Piauí (CECOQ/PI) e da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ). Possui ensino fundamental completo e faz parte da primeira geração da família da sua mãe que teve acesso à alfabetização. Tem um grande gosto pela escrita poética, pois desde muito cedo precisou desenvolver sua habilidade de traduzir para a linguagem escrita das cartas os sentimentos as sabedorias e as vivências de seus parentes e vizinhos. Poeta, escritor e intelectual que prefere ser chamado de relator de saberes, é autor de inúmeros artigos e poemas, bem dos livros Quilombos, modos e significados (2007); e Colonização, Quilombos: modos e significados (2015). Também foi professor e mestre convidado do projeto Encontro de Saberes na Universidade de Brasília.

 

 

Liliane Linhares

Empreendedora de Impacto Socioambiental, Sócia e Coordenadora do Negócio de Impacto Socioambiental Ciclo Reverso que transforma resíduos sólidos sem valor comercial em produtos para o consumo consciente, através de uma cadeia produtiva sustentável e de geração de renda há 9 anos. Bacharel em Serviço e Empreendedorismo Social. Licenciada em Acelerado Inovativa Brasil 2017/1.

 

 

 

 

 

 

 

Nelsa Nespolo

Fundadora e Diretora Presidente da Cooperativa Justa Trama. A cooperativa conecta mais cooperativas do segmento viário e opera de modo agroecológico, sustentável socialmente e economicamente nas etapas de produção de roupas, brinquedos e acessórios. Finalista do Prêmio Claudia em 2019.

 

 

 

 

 

 

 

Rafael Marques da Silva Júnior

Metalúrgico, eletricista de manutenção desde 1986, presidente do Instituto Trabalho, Indústria e Desenvolvimento, o TID-Brasil e representa a empresa Ford no Sindicato dos Metalúrgicos do Rio Grande do Sul - MABC.

 

 

 

 

 

 

 

Carlos Alberto Mendes Moraes

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Postgraduate Course on Materials Science - University of Manchester and Institute of Science and Technology ? UMIST (1997). Decano da Escola Politécnica - UNISINOS no período de 2012 a 2017, e professor Titular I, e na graduação em Engenharia Ambiental foi coordenador nos anos de 2010 a 2016; e nos cursos de Mestrado Em Engenharia Civil com área de Concentração em Gerenciamento de Resíduos, e Engenharia Mecânica com área de concentração em Energia. Foi editor da Revista eletrônica Estudos Tecnológicos em Engenharia (QUALIS B4/B5) de 2005 a 2011, e é revisor das revistas Journal of Hazardous Materials, Tecnologia em Materiais (ABM) e Matéria. Sócio da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Gestão Ambiental e Reciclagem de Resíduos, atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização de materiais (micro e nano escala), produção mais limpa, simbiose industrial, avaliação do ciclo de vida e economia circular em organizações, reciclagem de resíduos sólidos industriais com ênfase na engenharia civil, ambiental e materiais, e desenvolvimento de coprodutos com o conceito de materiais sustentáveis. Formou 41 mestres e 3 doutoras. Possui 14 patentes depositadas no INPI, e 318 artigos publicados em periódicos e eventos científicos.

 

 

Maribel Kauffmann

Visando a cooperação e autogestão no segmento da Economia Solidária, Maribel é Bacharel em Ciências Econômicas - FADERGS, empreendedor no segmento, gestora de feiras e eventos. Realizou participação no Governo do Estado do RS como Chefe de divisão em Secretaria da Economia Solidária e apoio à Micro e Pequena Empresa 2013-2014. Dpto de Incentivo e Fomento a Economia solidária . 2011/2014. Ações de comercialização, realização de grandes eventos, conferencias, seminários, debates, apoio e assessoramento ao conselho estadual de economia solidária, participação em todo o processo de certificação de empreendimentos solidários e na implantação das casas de eco sol. Acompanhante na execução das feiras da União Brasileira de Educação e Ensino – UBEE no período de 2009 a 2010. Educadora no Centro de Assessoria Multiprofissional – CAMP em 2009. Formação em Agente de desenvolvimento e cooperativismo avançado – 2006 a 2007. Capacitação em Economia Solidária e Gestão de Empreendimento Autogestionários na Esolca Técnica José Cesar de Mesquita. Formação em Gerente de Projetos pela Alfamídia Educação.

 

 

 

Mónica Miros

Socióloga, fotografa e ativista social que propõem e consolida intervenções através da arte expressiva do Grafite na cidade de Lima no Peru.

 

 

 

 

 

 

 

 

Rudá Ricci

Rudá Ricci é graduado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP, mestre em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp e doutor em Ciências Sociais pela mesma instituição. É diretor geral do Instituto Cultiva, professor do curso de mestrado em Direito e Desenvolvimento Sustentável da Escola Superior Dom Helder Câmara e colunista Político da Band News. É autor de Terra de Ninguém (Ed. Unicamp, 1999), Dicionário da Gestão Democrática (Ed. Autêntica, 2007), Lulismo (Fundação Astrojildo Pereira/Contraponto, 2010) e coautor de A Participação em São Paulo (Ed. Unesp, 2004), entre outros.