Nota da comunidade acadêmica brasileira ligada ao campo da educação ambiental

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10 Janeiro 2019

Nota da comunidade acadêmica brasileira ligada ao campo da educação ambiental para os Senhores Presidente da República, Ministros da Educação e Meio Ambiente, para a Sociedade Brasileira e a Comunidade Internacional.

A nota é de Manifesto da Educação Ambiental, publicada por Observatório da Educação Ambiental, 07-01-2019.

Eis a nota.

Prezados Senhores e Senhoras,

A comunidade acadêmica ligada ao campo da educação ambiental (EA), que se faz presente no Grupo de Trabalho de Educação Ambiental (GT 22) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd), em grupos de pesquisa que integram os Encontros de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA), no Colóquio de Pesquisadores em EA da região Sul, dos Encontros Paranaenses de EA, do Fórum Brasileiro de Educação Ambiental e demais espaços regionais, estaduais e locais que se consolidam no território nacional, com acúmulo de vivências, pesquisas, dissertações e teses divulgadas no portal da Capes, vem manifestar seu estranhamento e protesto contra as primeiras medidas e reestruturações implementadas pelo atual e recém-empossado Governo Federal.

Em contradição aos pronunciamentos de posse, que evocavam o compromisso com os caminhos democráticos e o diálogo com toda a sociedade, em suas primeiras medidas percebemos um atropelo e uma falta de escuta ao movimento de mais de 30 anos que vem consolidando a educação ambiental brasileira como uma das referências mundiais nesse campo de conhecimento.

Em parceria com outros movimentos de educadores ambientais, como a Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA), constatamos que as reestruturações dos ministérios, realizadas por decreto presidencial em 2 de janeiro de 2019, extinguem setores da educação ambiental dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente que constituíam o Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), instituído pela Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Ressaltamos que as políticas públicas, ao longo de 30 anos, vêm sendo construídas de forma consultiva e participativa junto com a sociedade e, em particular nessa área, com a comunidade de educadores ambientais brasileiros.

Tendo como alicerce a Constituição cidadã brasileira de 1988 que, no inciso VI do § 1º do artigo 225, determina que o Poder Público deve promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino, impondo ao Poder Público e à coletividade o dever de defender e preservar o meio ambiente para as presentes e futuras gerações. Hoje temos uma série de legislações que regulam as ações das políticas de Estado que contemplam de forma relevante a educação ambiental, tais como:

1) a Política Nacional do Meio Ambiente de 1981;

2) a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996;

3) a Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, regulamentada pelo Decreto nº 4.281, de 25 de junho de 2002, que dispõe especificamente sobre a Educação Ambiental (EA) e instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e seu Órgão Gestor;

4) as Resoluções do Conselho Nacional de Educação, como a n° 2/2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, e a nº 2/2015, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e a Formação Continuada de Professores, entre muitas outras normativas que vêm sendo construídas participativamente por esta larga comunidade de educadores ambientais.

Nessas reestruturações ministeriais definidas no referido decreto, a educação ambiental foi restringida à atuação de uma Secretaria de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente. Estamos interpretando isso como um grave desmonte, reducionista de uma dimensão educativa considerada na atualidade pela sociedade brasileira, assim como pela comunidade internacional, como fundamental para o enfrentamento da grave crise socioambiental.

As medidas do Executivo provocam mudanças estruturais que impedem e dificultam o cumprimento das leis que garantem a educação ambiental como uma política pública do Estado brasileiro, assim como desconhecem todo o processo que construiu e consolidou a educação ambiental no Brasil. Como autores sociais das políticas que os Senhores estão desmontando, que se somam a outras decisões no campo ambiental, as quais situam o país no rumo do agravamento da crise socioambiental, vimos manifestar nosso protesto, sublinhando a necessidade do retorno do órgão gestor (MEC e MMA), com as políticas públicas construídas participativamente com a sociedade civil.

Assinam este manifesto o Grupo de Trabalho em Educação Ambiental (GT22) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPEd) e demais signatários:

1. Ágora: A Temática Ambiental e o Processo Educativo, Unesp Rio Claro

2. Área de Educação Ambiental e Ecologia Humana da Faculdade de Educação/UnB

3. Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC

4. Associação Brasileira de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente, ABRAPA

5. Associação Cultural e Ecológica Pau Brasil – ACE Pau Brasil – Ribeirão Preto, SP

6. Associação de Educadores da América Latina e Caribe / AELAC- capítulo Brasil

7. Associação dos Chacareiros do Núcleo Rural Córrego do Urubu, ANRU-DF

8. Associação dos Pós-Graduandos da ESALQ/USP

9. Associação Portuguesa de Educação Ambiental, ASPEA – PORTUGAL

10. Cátedra Paulo Freire Educação para a Sustentabilidade – UFRPE

11. Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática – CEAMECIM – FURG

12. COLABOR: Grupo Pesquisa em Artes e Linguagens Digitais / Núcleo Ambiente Natural e Urbano na Contemporaneidade – ECA / USP

13. Coletivo Cuesta Educador CCE, Botucatu, SP

14. Coletivo de apoio a Educação Indígena do rio de Janeiro Nhoiru Eté, RJ

15. Coletivo de Pesquisa em Cinema Ambiental do NuPeM/ UFRJ

16. Coletivo Educador de Bertioga, SP

17. Coletivo Educador Ipê Roxo – Ribeirão Preto, SP

18. Coletivo Permaculturalab de educação ambiental, agroecologia e permacultura – Rio de Janeiro, RJ

19. Comissão Estadual do IBECC, UNESCO de São Paulo

20. Comunidade de Prática de Pesquisa em educação preventiva Integral e Desenvolvimento humano, CPP/UFPR/PPGE

21. Departamento de Apoio a Educação Ambiental, Secretaria de Gestão Ambiental e Sustentabilidade da UFSCar

22. Departamento de Gestão Ambiental da UERN, Mossoró-RN

23. Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação (UFSC)

24. Educação, Ambiente e Sociedade (UFPR)

25. Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental, evento organizado pelos discentes e docentes do PPGEA/FURG

26. Equipe de Estudo e educação Ambiental, EEA, UEFS

27. Escola de Meio Ambiente, Universidade Estadual do Amazonas

28. Estação Luz Espaço Experimental de Tecnologias Sociais – Ribeirão Preto, SP

29. Fórum de Direitos Humanos e da Terra, FDHT – MT

30. Fuba Educação Ambiental e Criatividade, São Carlos, SP

31. Fundo do Brasileiro de Educação Ambiental, FunBEA, São Carlos, São Paulo

32. Geografia, Educação e Meio Ambiente, GEMA, PPGEO, UFJF

33. GiTaKa: Grupo Infâncias, Tradições Ancestrais e Cultura Ambiental, UNIRIO

34. Grupo Ciencia, acciones y creencias – Universidad Surcolombiana, COLOMBIA

35. Grupo de Acompanhamento e Pesquisa em Governança Ambiental, GovAmb – IEE/USP

36. Grupo de Articulação Extensionista Marechal Rondon – GAER – ESALQ/USP

37. Grupo de Didáctica de la Biología. Univ de Buenos Aires, ARGENTINA

38. Grupo de Educação do Campo e Agroecologia, UFRRJ

39. Grupo de Educação e Interpretação Ambiental – Trilheiros do Sauá, Universidade Federal de Viçosa

40. Grupo de Estudo e Pesquisa da Complexidade/FURG

41. Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Ambiental do Estado de Sergipe

42. Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Ambiental, GEPEA/UFSCar

43. Grupo de Estudo e Pesquisa Movimentos Docentes, UNIFESP

44. Grupo de Estudos da Paisagem, PPGEO, UFJF

45. Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa – GEDePE – ESALQ/USP

46. Grupo de Estudos e Interações Pessoa-Ambiente – GEPA/UFRN

47. Grupo de estudos e pesquisa Ambientes e Infâncias, GRUPAI, UFJF

48. Grupo de Estudos e pesquisas em Ambiente, Educação e Saúde – Gepes Ambiens PPGE e PPGAS/UNIPLAC

49. Grupo de estudos e pesquisa em Educação Ambiental e Complexidade da PUC/PR

50. Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis – GEPEAS/UESB

51. Grupo de estudos e pesquisa em Educação Ambiental, Sustentabilidade e Ambientalizacão – GEPEASA, Unesp Botucatu/SP

52. Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências – UFC

53. Grupo de Estudos e Pesquisa em Interculturalidade e Educação em Ciências – GEPIC, UFTM

54. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental Dialógica- GEAD da UFC

55. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental e Ecologia Humana – GEPEAEH/FE/UnB

56. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade (GEPEADS/UFRRJ)

57. Grupo de estudos e pesquisas em educação ambiental, GEA/UFJF

58. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Meio Ambiente/GEAM/Núcleo de Altos Estudos Amazônicos/NAEA/UFPA

59. Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores da Área de Ciências (FORMAR-Ciências) – Faculdade de Educação – Unicamp

60. Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão Ambiental, UERN

61. Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Práticas Pedagógicas em Ensino de Ciências e Educação Ambiental (ECiEA) – Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – Unesp

62. Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur, GEASur, UNIRIO

63. Grupo de Estudos em Educação Ambiental docência e questões contemporâneas, UFRPE

64. Grupo de Estudos em Educação Ambiental e Educação Campesina – GEAC/PPGen/IFMT

65. Grupo de estudos em educação ambiental e ensino de ciências – Laboratório de Limnologia /UFRJ

66. Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia, GEECAF-FURG

67. Grupo de estudos em política ambiental do IEA, USP

68. Grupo de Estudos sobre Animais Selvagens da Universidade Federal de Viçosa, GEAS/UFV

69. Grupo de Estudos sobre Fundamentos da Educação Ambiental e Popular – GEFEAP / FURG

70. Grupo de Investigación Ciencia Educacion y Diversidad, Universidad del Valle. Cali, COLÔMBIA

71. Grupo de Investigación Conocimiento Profesional del Profesor de Ciencias – Universidad Surcolombiana, COLÔMBIA

72. Grupo de Investigación Didáctica y Enseñanza de la Biofisica y la Fisiología (GIDEBIOF), Consejo de Formación en Educación (CFE), URUGUAI

73. Grupo de Investigación e Innovación Docente Educación Científica, Sustentabilidade e Xénero, Universidade de Vigo, ESPANHA

74. Grupo de Investigación en Didáctica de la Química DIDAQUIM. Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Bogotá, D.C, COLÔMBIA

75. Grupo de investigación en didáctica y aprendizaje de las ciencias naturales y de la química (GIADICIENQ), Facultad de Ciencias Exactas y Naturales, Universidad de Buenos Aires, ARGENTINA

76. Grupo de investigación en educación ambiental-GEA, Universidad de Tolima, COLÔMBIA

77. Grupo de Investigación en Pedagoxía Social e Educación Ambiental, Universidade de Santiago de Compostela, USC, ESPANHA

78. Grupo de investigación en seguridad alimentaria y enseñanza de las ciencias INYUBA,. Universidad de La Paz, COLÔMBIA

79. Grupo de investigación en seguridad alimentaria y enseñanza de las ciencias INYUBA,. COLÔMBIA

80. Grupo de Investigación Seminario Permanente de Derecho Ambiental da Universidad Nacional de Córdoba (UNC), ARGENTINA

81. Grupo de Pesquisa Análise e Planejamento Ambiental da Paisagem e Educação Ambiental – AnPAP-EA – PPGE-UNISUL

82. Grupo de Pesquisa Ciência Cidadã na Prevenção de Riscos e Desastres/Cemaden

83. Grupo de Pesquisa Ciranda Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Ambiente – CIPEA/FURG

84. Grupo de pesquisa Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas – DIAFHNA/UFC

85. Grupo de Pesquisa Direito e Educação Ambiental – GPDEA/FURG

86. Grupo de Pesquisa Diversidade e Criticidade nas Ciências Naturais, DICCINA, UNIRIO & UFBA

87. Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação e Gestão Ambiental, Mudanças Climáticas e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em áreas Litorâneas – ” Ribombo” – PPGEA/FURG

88. Grupo de pesquisa e extensão em educação e comunicação ambiental, Gecom – Esalq/Usp

89. Grupo de Pesquisa Educação, Ambiente e Sociedade (UFPR)

90. Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade GEEAS, Universidade do Vale do Itajaí

91. Grupo de Pesquisa Educação, História e Interculturalidade – UFS

92. Grupo de pesquisa Educação, Saberes e Decolonialidades, PPGE/UnB

93. Grupo de Pesquisa em Investigações em Artes Visuais/FURG

94. Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental – UNESP Bauru

95. Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Ensino de Biologia (GPEBio), Centro de Educação da UFPB

96. Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Educadores – Instituto de Biociências, USP

97. Grupo de Pesquisa em Educação e Sustentabilidade (GEPES) -UFRPE/Recife

98. Grupo de Pesquisa em Educação, Natureza e Sociedade – UERJ/UNIGRANRIO

99. Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Práticas Educativas – GPFORPE, Universidade Regional de Blumenau

100. Grupo de Pesquisa em Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia (FORBIO) – Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

101. Grupo de Pesquisa em Gestão e Educação Ambiental (PGEA) – UNESP, Tupã

102. Grupo de Pesquisa em Interações Socioambientais, da Universidade Estadual de Santa Cruz, GEPISA, UESC/BA

103. Grupo de Pesquisa Informação e Sustentabilidade em Construção Civil da UFPR

104. Grupo de Pesquisa Linguagens no Ensino de Ciências Freireano – UFRJ

105. Grupo de pesquisa na área de identidade e formação docente – GRIFO – Instituto Federal de Santa Catarina

106. Grupo de pesquisa Rede de Experiência, Narrativa e Pedagogia da Resistência – REDExp- UnB

107. Grupo de Pesquisa

108. Grupo de Pesquisa Sociedade e Ambiente, Unisinos, RS

109. Grupo de Recerca en Educación per la Sostenibilitat, Escola i Comunitat – GRESC@, Universidade Autônoma de Barcelona, ESPANHA

110. Grupo de Trabalho de Psicologia Ambiental – ANPEPP (GT50 – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia)

111. Grupo de Trabalho ODS, UnB

112. Grupo ELO – Estudos da Localidade, FFCLRP / USP, Ribeirão Preto

113. Grupo Ensino de Ciências e Matemática – IFCE, Fortaleza CE

114. Grupo Interdisciplinar em Pesquisas Socioambientais – IPÊS, Programa de pós-graduação em desenvolvimento regional (PPGDR-FURB)

115. Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação Ambiental do Paraná

116. Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte, GPEA-UFMT

117. Grupo Saúde e educação ambiental com ênfase nas relações parasitárias, Fiocruz

118. Grupo Sociedade e Meio Ambiente – IEA/USP

119. Instituto 5 Elementos Educação para Sustentabilidade, SP

120. Instituto Ambiental Aondê – Uberaba/MG

121. Instituto Ambientes em Rede (IAR) – SC

122. Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura/Ibecc/Unesco de São Paulo

123. Instituto Caracol, ICA – MT

124. Instituto de Conservação de Animais Silvestres – ICAS, Campo Grande MS

125. Instituto ITAPOTY – Desenvolvimento humano e conservação ambiental / Itatinga – SP

126. Instituto Paulo Freire, IPF, SP

127. Laboratório de Ações e pesquisas em educação ambiental – Instituto de Biociências, LAPEAr-UNIRIO

128. Laboratório de Antropologia e Florestas – AFLORA – UFAC

129. Laboratório de Avaliação e Testagem em Psicologia – Latep/ UFS

130. Laboratório de Ecologia e Sistemática Vegetal – LESV UERN Mossoró/RN

131. Laboratório de Educação Ambiental (LEA/EMCT/UNIVALI)

132. Laboratório de Educação e Gestão Ambiental – IFMT Campus Cáceres

133. Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação para a Ciência – UENP de Jacarezinho

134. Laboratório de Estudo das Relações Humano-Ambientais (LERHA-Unifor)

135. Laboratório de Estudos em Intersubjetividade, Critica Social e Direitos Humanos do IP-USP

136. Laboratório de Estudos sobre Sistemas Complexos Ambientais – LASCA – UFSCar

137. Laboratório de etnobiologia e etnoecologia (LETNO) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

138. Laboratório de Etnobiologia UFJF

139. Laboratorio de investigacion en didactica de las ciencias Grecia-UC. Pontificia Universidad Catolica – CHILE

140. Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade – LIEAS, UFRJ

141. Laboratório de Pesquisa em Ciências Sociais, Métodos Qualitativos e Extensão – LaPICS – UnB

142. Laboratório de Pesquisa em Ensino de Biologia – LADEB, UFC

143. Laboratório de Pesquisas e Práticas Interdisciplinares em Promoção da Saúde, Subjetividades e Cuidado Socioambiental – LAPPISS – UNICESUMAR

144. Laboratório de Pesquisas em Psicologia Ambiental (Locus-UFC)

145. Laboratório de Planejamento Ambiental e Gerenciamento Costeiro (LAPLAN) da Unesp – Campus do Litoral Paulista – São Vicente

146. Laboratório de Psicologia Ambiental – LAPAM – UFSC

147. Laboratório de Psicologia Ambiental/UnB

148. Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental – Lapsea, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA

149. Laboratório de psicologia socioambiental e intervenção do IP da USO l, USP

150. Laboratório de Psicologia Socioambiental e Práticas Educativas – LAPSAPE/FFCLRP-USP

151. Laboratório interdisciplinar de estudos e pesquisas em sociedade, ambiente e educação (Labea/Uern)

152. Laboratório Kizomba na Mata – UFJF

153. Laboratório Multiusuário para o Desenvolvimento Integrado de dados e Tecnologias de Ensino, DIDATEC – UFS

154. Linha de Pesquisa Educação Ambiental e Educação do Campo / Programa de Pós-graduação em Educação/UnB

155. Linha de Pesquisa Educação científica e cidadania, PPGEduC/ UnB

156. Movimento Cabuçu, de Guarulhos

157. Movimento Negro Evangélico, MNE – RJ

158. Mulherio das Letras Europa – vários países da EUROPA

159. Museu do Cerrado

160. Mutirão Agroflorestal – São Joaquim da Barra, SP

161. Mutirão da Lagoa do Saibro – Ribeirão Preto, SP

162. Núcleo de Agroecologia Ewè da UFJF

163. Núcleo de Apoio a Atividades de Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental, Esalq/USP

164. Núcleo de Educação Ambiental, NEA, IFES campus Guarapari

165. Núcleo de Educação Ambiental – NEA, IFES Campus Piúma

166. Núcleo de Educação Ambiental, NEA, UFAL

167. Núcleo de Educação Ambiental – UFSC – Florianópolis/SP

168. Núcleo de Educação Ambiental e Agroecologia (NEAA/IFES Itapina)

169. Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA) – Rio Grande /RS

170. Núcleo de Ensino e Pesquisa Aplicada – NEPA – UFJF

171. Núcleo de estudos de Pedagogia Social – UFPR

172. Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo, Pedagogia da alternância e Ensino de Agroecologia, Departamento de Educação do Campo, UFRRJ

173. Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica – NEA/Ifes (Intercampi Itapina, Centro Serrano e Colatina)

174. Núcleo de Estudos em Educação Ambiental – Centro de Ecologia, NEEA, UFRGS

175. Núcleo de Estudos em Educação Ambiental e Agroecologia – Sala Verde Caparaó (NEA-Ifes-Ibatiba)

176. Núcleo de Estudos em Educação, Tecnologia e Ambiente – NEETA – Instituto Federal de Santa Catarina

177. Núcleo de Estudos socioambientais de territoriais – Nesat, UERN

178. Núcleo de Pesquisa Geografia, Espaço e Ação NuGea, UFJF

179. Núcleo Infâncias, Natureza e Arte, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, NINA-UNIRIO

180. Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo em Educação Ambiental- NIPEEA/ PPGE/ UFES

181. Núcleo interdisciplinar de Pesquisa, Extensão e Estudos em Agroecologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – NIA/UFRRJ

182. Oca – Laboratório de Educação e Política Ambiental, ESALQ-USP

183. Outras Margens: Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental/UNICAMP

184. Programa de Educação Ambiental da Floresta de Caxiuana, Estação Científica Ferreira Pena/Museu Paraense Emílio Goeldi/MPEG

185. Programa de Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIL) – Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA) – Santo André-SP

186. Programa de Extensão Escolas Sustentáveis, UNIFESP

187. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Sergipe, UFS

188. Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Tuiuti do Paraná

189. Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, FURG

190. Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências / UFRPE / Recife

191. Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento – UFPR

192. Programa de Pós-graduação em Rede em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA (UFPI, UFC, UFRN, UFPB, UFPE, UFS e UESC)

193. Programa de pós-graduação em rede nacional e ensino das ciências ambientais da UFS / PROFCIAMB/UFS

194. Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para Ensino de Ciências Ambientais – Polo UEFS

195. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino de Ciências Ambientais/PROFCIAMB/UFPA

196. Projeto Arte da Terra – São Joaquim da Barra, SP

197. Projeto Reciclando Hábitos /FURB

198. Projeto Trilha da Natureza – UFSCar – São Carlos/SP

199. Rebelião

200. Red Iberoamericana de Educación Superior -RESIB

201. Rede Acreana de Educação Ambiental, AC

202. Rede de Ambientalização Curricular na Educação Supervisor – RASES

203. Rede de Educação Ambiental de São Carlos, SP

204. Rede de Educação Ambiental do Estado de Rondônia – REARO

205. Rede Internacional de Pesquisadores em Educação Ambiental e Justiça Climática, REAJA

206. Rede Mato-grossense de Educação Ambiental, REMTEA

207. Rede Paraense de Educação Ambiental, PA

208. Rede Paranaense de Educação Ambiental, PR

209. Rede ProsEAndo de Educação Ambiental – Ribeirão Preto, SP

210. Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental – REASul

211. Rede Universitária de Programa de Educação Ambiental e Sociedades Sustentáveis

212. Resclima, Universidade da Coruña, UC – ESPANHA

213. Rizoma, UEFS

214. Sala Verde Arte na Terra – São Joaquim da Barra, SP

215. Sala Verde da Luz – Ribeirão Preto, SP

216. Sala Verde Palotina, PR

217. Sala Verde Pau Brasil – Ribeirão Preto, SP

218. Sala Verde Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista (REAP)

219. Sala Verde: Observatório de Educação, Saúde, Cidadania e Justiça Socioambiental – Vale do Itajaí (SC)

220. Sociedade Ecológica Amigos do Embu, SEAE – SP

221. Sustentabilidade e Saúde Ambiental, UNESC/SC

222. TERRA – Temas Especiais Relacionados ao Relevo e à Água, PPGEO, UFJF

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