Arquidiocese de BH. Eleições 2018: comunicado importante

China, nova potência mundial – Contradições e lógicas que vêm transformando o país

Ore Ywy – A necessidade de construir uma outra relação com a nossa terra

Sistema público e universal de saúde – Aos 30 anos, o desafio de combater o desmonte do SUS

• Papa readmite os bispos chineses “ilegítimos” e cria uma diocese na China

• Brasil tem a maior biodiversidade de árvores do mundo. Das 8 mil espécies encontradas no país, mais de 2 mil estão ameaçadas

• Parolin: “Hoje, pela primeira vez, todos os bispos chineses estão em comunhão com o Papa”

12 Setembro 2018

“A Arquidiocese de Belo Horizonte não indica nomes de candidatos, para serem ou não votados, ou partidos. Isto significa que não são oficiais nem autorizadas as publicações e mensagens que recomendam ou desaconselham voto em determinado partido político e respectivos candidatos”, afirma comunicado publicado pela Arquidiocese de Belo Horizonte, 10-09-2018.

A Arquidiocese de Belo Horizonte, primando pela ética, comprometida em formar consciências, de modo coerente com a sua história e tradição, busca contribuir com o discernimento cidadão no período eleitoral, sempre de modo apartidário, sem fazer referências a legendas ou a candidatos. Sua contribuição decisiva está na abordagem de critérios e elementos que possibilitem ao cidadão, na sua liberdade e responsabilidade, definir seu voto a partir do compromisso com o bem e a verdade.

Em sintonia com a Igreja no Brasil e em Minas Gerais, a Arquidiocese produz cartilhas, conteúdos audiovisuais, organiza eventos de formação, mesmo debates e discussões, sempre respeitando a autonomia de cidadãos no exercício de escolher seus candidatos.

Assim é importante esclarecer: a Arquidiocese de Belo Horizonte não indica nomes de candidatos, para serem ou não votados, ou partidos. Isto significa que não são oficiais nem autorizadas as publicações e mensagens que recomendam ou desaconselham voto em determinado partido político e respectivos candidatos. Emoldurados por critérios éticos, cada cidadão exerce sua liberdade de escolha, esperando-se que esse exercício alcance as metas do bem e do efetivo reestabelecimento da credibilidade na política.

Arquidiocese de BH. Eleições 2018: comunicado importante - Instituto Humanitas Unisinos - IHU