Em encontro com o Papa Francisco, indígenas do AC e RO querem alertar sobre aumento de suicídios em aldeias

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

19 Janeiro 2018

Cerca de 100 pessoas de comunidades indígenas dos dois estados devem almoçar com pontífice na sexta-feira (19) em Puerto Maldonado.

A reportagem é de Marcelo Pereira, publicada por G1, 17-01-2018.

Líder da Igreja Católica vai ter encontro com indígenas acreanos e rondonienses (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre)

A visita do papa Francisco ao Peru, que faz fronteira com o Acre, está sendo aguardada por muitos fiéis acreanos. Ele passa pelo país vizinho entre os dias 15 e 21 deste mês.

Na cidade de Puerto Maldonado, a visita ocorre na sexta-feira (19) e vai ser uma oportunidade única. Indígenas do Acre e Rondônia vão se encontrar com o religioso para representar o Brasil.

Ao todo, mais de 100 pessoas das comunidades indígenas dos dois estados devem representar o país no encontro com o líder da Igreja Católica. O Papa deve chegar à cidade peruana, que faz fronteira com Assis Brasil, às 10h.

Primeiro ele vai se encontrar com padres e fazer visitas à casa de crianças carentes. Depois, ele participa de um almoço com os índios acreanos e rondonienses.

Dom Joaquim Pertinez, bispo da Diocese de Rio Branco, fala que a visita do papa ao país vizinho é organizada pela igreja peruana e que a brasileira não está ligada a organização. De acordo com o bispo, Francisco escolheu visitar Puerto Maldonado para ter esse encontro com os povos indígenas da região amazônica, que o chama atenção e o preocupa.

Puerto Maldonado não é uma das capitais importantes do Peru. Mas ele [o Papa] escolheu fazer essa visita ao local por justamente querer um encontro com os povos indígenas da região amazônica. [Apesar do encontro com os indígenas do Acre], nós como igreja brasileira não temos participação direta nesses eventos que o Papa vai ter no Peru”, reforça Pertinez.

Rosenilda Nunes, da equipe da Diocese de Rio Branco, fala que os indígenas estão preprando um documento para entregar ao pontífice. A intenção é alertar o líder católico para o aumento no número de suicídio entre alguns povos indígenas da região.

“Eles estão na expectativa de entregar esse documento que relata o sofrimento deles, principalmente sobre a demarcação dos territórios”, explica.

Apesar de ser um assunto específico e uma curta passagem por Puerto Maldonado, autoridades brasileiras já montaram o esquema de segurança no Acre.

“A aduana vai funcionar 24 horas, assim como Polícia Federal na imigração também. A Polícia Rodoviária Federal vai atuar, principalmente, no trevo de Xapuri, Brasileia e Assis Brasil“, explica Cezar Henrique, superintendente da PRF-AC.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Em encontro com o Papa Francisco, indígenas do AC e RO querem alertar sobre aumento de suicídios em aldeias - Instituto Humanitas Unisinos - IHU