Trump indica político que nega mudanças climáticas para chefiar órgão ambiental dos EUA

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

09 Dezembro 2016

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, confirmou nesta quinta-feira (08/12) que pretende indicar para chefiar a Agência de Proteção Ambiental (APA) do país o procurador-geral do Estado de Oklahoma, Scott Pruitt, cético das mudanças climáticas. A nomeação precisa ser aprovada pelo Senado, onde há forte resistência a Pruitt.

A informação é publicada por Opera Mundi, 08-12-2016.

Pruitt tem ótimas qualificações e bom histórico como procurador-Geral do Oklahoma, e havia uma série de candidatos qualificados para esse cargo em particular que o presidente eleito entrevistou, mas acabou decidindo por ele”, disse à imprensa Kellyanne Conway, gerente de campanha do empresário republicano.

“Durante muito tempo a APA gastou o dinheiro da população que paga impostos numa agenda fora de controle e contrária à geração de energia que destruiu milhões de empregos”, afirmou Trump, por meio de comunicado.

Segundo o empresário, Pruitt irá reverter essa tendência e “restaurar” a missão da APA de “manter nosso ar e água limpos e seguros”.

“Minha administração acredita fortemente na proteção ambiental e Scott Pruitt será um forte defensor desta missão, ao mesmo tempo em que promove novos empregos, segurança e oportunidade”, disse o novo mandatário.

Como Trump, Pruitt, um aliado da indústria de combustíveis fósseis, nega a existência de mudanças climáticas provocadas por ação humana.

Além disso, Pruitt já processou a mesma agência que irá comandar duas vezes. Uma delas dizia respeito ao processo aberto por procuradores-gerais de 28 Estados norte-americanos contra a APA por seu Plano de Energia Limpa (Clean Power Plan), principal política do presidente Barack Obama para combater os gases de efeito estufa emitidos pelo setor energético.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Trump indica político que nega mudanças climáticas para chefiar órgão ambiental dos EUA - Instituto Humanitas Unisinos - IHU