Luteranos discutem comemoração ecumênica da Reforma

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • Liberdade e igualdade não bastam: uma cartilha sobre a Fratelli tutti. Artigo de Charles Taylor

    LER MAIS
  • A Economia Anticapitalista dos Franciscos e das Claras

    LER MAIS
  • Paraná. Professores entram no sexto dia de greve de fome

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


16 Junho 2016

A peregrinação a Wittenberg da Federação Luterana Mundial (FLM) teve início hoje, com uma breve oração na Igreja St Nicolai em Coswig, Alemanha, antes da reunião anual do Conselho da FLM.

Joachim Liebig, Presidente da Igreja Evangélica de Anhalt, e Doris Berlin, prefeito de Coswig, deram boas-vindas aos peregrinos na Igreja St. Nicolai. O Bispo Auxiliar Romano Católico Hubert Berenbrinker saudou os participantes e o Presidente da FLM, Bispo Dr Munib Younan, e o evento foi inaugurado por Joachim Liebig com uma bênção aos peregrinos.

A informação é publicada por Lutheran World Federation – LWR, 15-06-2016. A tradução é de Luísa Flores Somavilla.

Mais de 200 peregrinos de mais de 35 países saíram da igreja a pé, caminhando em direção a Wittenberg ao longo do caminho de peregrinação de Lutherweg. Os participantes incluíram membros do Conselho da FLM que estavam participando de seu encontro anual em Wittenberg. Convidados locais e internacionais se juntaram a eles durante a peregrinação, incluindo o presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos (CPPUC) e os secretários-gerais do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) e da Comunhão Mundial das Igrejas Reformadas (CMIR) e também representantes da Conferência Episcopal Alemã, clérigos da Alemanha, participantes da reunião de parceria da Igreja Evangélica Luterana da Saxônia, bem como convidados locais...

Os peregrinos discutirão os temas do aniversário de 2017 da Reforma, Libertados pela graça de Deus, e os três subtemas "Seres humanos - não estão à venda", "Criação - não está à venda" e "Salvação - não está à venda".

A primeira parte da peregrinação levou os peregrinos de Coswig ao distrito de Apollensdorf e incluiu uma parada para discutir o tema 'Seres humanos - não estão à venda'. A parada temática preparada pela FLM World Service oportunizou aos peregrinos conhecer a experiência, as necessidades e os desafios dos refugiados e das pessoas deslocadas.

A segunda parada dos peregrinos, também em Apollensdorf, teve foco na temática 'Criação - não está à venda' e foi preparada pela organização Pão para o Mundo. Os peregrinos refletiram sobre sua pegada ecológica ao responder a questões sobre como seus padrões de consumo refletem um estilo de vida sustentável.

O Jardim de Lutero, em Wittenberg, foi o destino da peregrinação pela tarde. Os peregrinos analisaram o terceiro tema, 'Salvação - não está à venda', lidando com questões relacionadas ao chamado evangelho da prosperidade. Em muitos países em desenvolvimento, igrejas que são membros da FLM experienciam essa tradição teológica, com ênfase no mérito e nas obras, e não na graça de Deus. A parada foi projetada conjuntamente pela Missão Evangélica Luterana na Baixa Saxônia e pelo trabalho missionário de Leipzig.

O Comitê Nacional Alemão da FLM organizou a Peregrinação a Wittenberg antes da sessão de negócios do Conselho. Ela continua com uma discussão em 15 de junho com três grupos de trabalho sobre os temas "não estão à venda" no contexto das relações ecumênicas.

Entre os participantes estão o Presidente da CPPUC, o Cardeal Kurt Koch, em uma discussão sobre salvação; do CMI, o Rev. Dr. Olav Fykse Tveit, com perspectivas sobre a criação, e, da CMIR, Chris Ferguson, falando sobre o tema 'Seres humanos - não estão à venda'.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Luteranos discutem comemoração ecumênica da Reforma - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV