El Salvador e Honduras : “É urgente prorrogar a proteção temporária aos emigrantes”, alertam bispos

Revista ihu on-line

Etty Hillesum - A resistência alegre contra o mal

Edição: 534

Leia mais

Direito à Moradia, Direito à Cidade

Edição: 533

Leia mais

Veganismo. Por uma outra relação com a vida no e do planeta

Edição: 532

Leia mais

Mais Lidos

  • "Coquetel" com 27 agrotóxicos foi achado na água de 1 em cada 4 municípios – consulte o seu

    LER MAIS
  • 17 de abril: as marcas de um massacre

    LER MAIS
  • O bolsonarismo arrependido já começou nas classes populares

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

19 Outubro 2017

Prorrogar o Status de Proteção Temporária (TPS) para todos que vieram de El Salvador e de Honduras, diante da revisão do Congresso e da possibilidade de desativá-lo definitivamente. Esse é a solicitação contida no relatório sobre o Status de Proteção Temporária dos migrantes, intitulado “Chave fundamental para o desenvolvimento e proteção da América Central”, publicado pelo Instituto para a Migração e Serviços aos Refugiados da Conferência Episcopal dos Estados Unidos.

A informação é publicada por Agência Fides, 18-10-2017. A tradução é de Luisa Rabolini.

Atualmente El Salvador e Honduras beneficiam-se do TPS, que em breve será revisto pelo governo dos EUA para alguns de seus cidadãos que ali residem. Estima-se que usufruem do TPS cerca de 200.000 pessoas provenientes de El Salvador e outras 57.000 de Honduras, na maioria pais de mais de 270.000 crianças cidadãs norte-americanas, muito integradas à vida cotidiana dos EUA.

Mons. Joe S. Vásquez, Bispo de Austin, Texas, Presidente da Comissão para as Migrações da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), na apresentação do relatório afirma: "Como demonstrado por este relatório, existem amplas evidências que sugerem que os atuais destinatários do TPS provenientes de Honduras e de El Salvador não podem retornar em condições de segurança ao seu país de origem neste momento".

Uma delegação dessa Comissão Episcopal, liderada pelo Bispo auxiliar de Los Angeles, Mons. David O'Connell, viajou para Honduras e El Salvador, de 13 a 19 de agosto, para examinar a capacidade desses dois países de acolher e integrar adequadamente o eventual retorno dos destinatários atuais do TPS.

Mons. Vásquez afirma em sua introdução: "Ao lerem este relatório, exorto-vos a direcionar seus pensamentos e orações para o povo de El Salvador e Honduras, incluindo os destinatários do TPS. Peço o vosso empenho e comprometimento com a solicitação à Administração dos EUA de uma extensão do TPS para El Salvador e Honduras ... e que contatem os líderes eleitos no Congresso para pedir seu apoio por uma solução legislativa para os destinatários do TPS que estão nos Estados Unidos há muitos anos".

O relatório, de 17 páginas, destaca a situação de risco e perseguição violenta a que seriam expostas muitas dessas famílias se fossem obrigadas a regressar ao seu país. De fato, justamente a violência das gangues e o controle dos grupos criminosos em algumas áreas desses dois países obrigaram a fugir muitos jovens e famílias inteiras para os Estados Unidos.

Na conclusão do relatório, além de solicitar uma prorrogação de 18 meses para a validade do TPS, convida os governos de El Salvador e Honduras para promover políticas de acolhimento e de segurança para os migrantes que desejem regressar ao seu país, e os Estados Unidos a continuar a apoiar as políticas de desenvolvimento na América Central, como uma arma efetiva contra a migração forçada.

Maiores detalhes sobre essa situação podem ser encontrados no site da Conferência Episcopal e no site da Comissão.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

El Salvador e Honduras : “É urgente prorrogar a proteção temporária aos emigrantes”, alertam bispos - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV