Teólogos conservadores lançam-se contra qualquer mudança na moral sexual da Igreja

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

23 Setembro 2016

Um grande grupo de professores, patrocinado pela Universidade Católica da América, saiu em defesa da Humanae Vitae depois do manifesto assinado por mais de cem teólogos e especialistas propondo que a Igreja revogue a proibição do uso de anticoncepcionais e promulgue um “documento magisterial” que avalize seu uso.

A reportagem é de Cameron Doody e publicada por Religión Digital, 22-09-2016. A tradução é de André Langer.

Ao contrário, estes acadêmicos (590, segundo a instituição) qualificam de “verdadeiras e defensáveis sob muitas perspectivas” as doutrinas da Igreja sobre a sexualidade, o matrimônio e a regulação da natalidade apontadas na encíclica de Paulo VI.

Sua declaração, intitulada Afirmação do Ensino da Igreja sobre o Dom da Sexualidade, foi apresentada na terça-feira na Universidade Católica da América, em Washington. De acordo com os signatários da nova proclamação, ao negar que nem a lei natural nem as Escrituras oferecem base sólida alguma pela oposição da Igreja aos anticoncepcionais “a declaração do Wijngaards Institute deturpa seriamente a autêntica postura da Igreja católica”.

Confunde ainda mais ao situar o debate no terreno das leis biológicas quando, na verdade, do que trata a Humanae Vitae – principal documento teológico nesta temática e alvo das críticas dos acadêmicos do Wijngaards Institute – é das relações das pessoas consigo mesmas e com Deus.

O manifesto dos defensores da Humanae Vitae está para ser publicado na íntegra. Mesmo assim, os acadêmicos já publicaram uma série de 11 pontos que delineiam “a verdadeira base” da afirmação da Igreja de que os anticoncepcionais são incompatíveis com o plano de Deus para a sexualidade e as relações humanas. É por isso, sustenta, que “o ensinamento católico respeita a verdadeira dignidade da pessoa humana e conduz à felicidade”.

A essência do seu argumento é a reafirmação da reivindicação feita pela Humanae Vitae de que a inseparabilidade do “significado unitivo” e o “significado procriador” do ato sexual é uma verdade revelada. Entre as razões pelas quais os acadêmicos defendem esta postura, assinalam o fato de que “o dom do eu” no ato marital está figurado na Bíblia para refletir o dom de Deus ao criar o universo e entregar o seu Filho único. Este artigo de fé é inacessível à razão, assim como se apresenta, por exemplo, na “teologia do corpo” de João Paulo II. Os métodos de planejamento baseados na consciência da fertilidade da mulher respaldadas pela Igreja, têm, além disso, a vantagem de que “não custam nada”, virtualmente, e que “promovem o respeito pela mulher”.

O manifesto foi assinado por especialistas do porte do teólogo papal Wojciech Giertych ou dos autores estadunidenses de renome George Weigel e Scott Hahn.

Leia mais...

"É hora de rever a Humanae vitae": um apelo do mundo teológico e acadêmico

Bento XVI revela que não gostou da Humanae Vitae e que não escreveu a Dominus Iesus

Depois do Sínodo: a Humanae vitae entre Paulo VI e Francisco. Artigo de Gianni Gennari

Devemos ir além do impasse da “Humanae Vitae”

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Teólogos conservadores lançam-se contra qualquer mudança na moral sexual da Igreja - Instituto Humanitas Unisinos - IHU