Leigos e famílias: três nomeações e um novo dicastério

Revista ihu on-line

Vilém Flusser. A possibilidade de novos humanismos

Edição: 542

Leia mais

Vilém Flusser. A possibilidade de novos humanismos

Edição: 542

Leia mais

Planos de saúde e o SUS. Uma relação predatória

Edição: 541

Leia mais

Planos de saúde e o SUS. Uma relação predatória

Edição: 541

Leia mais

Hans Jonas. 40 anos de O princípio responsabilidade

Edição: 540

Leia mais

Hans Jonas. 40 anos de O princípio responsabilidade

Edição: 540

Leia mais

Mais Lidos

  • Bispo brasileiro diz que ordenará mulheres ao diaconato se papa permitir

    LER MAIS
  • Príncipe Charles e Bolsonaro: as duas faces da “diplomacia” dos santos

    LER MAIS
  • Nobel de Economia vai para três estudiosos “comprometidos com a luta contra as pobrezas e as desigualdades sociais”

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

19 Agosto 2016

Chega um novo órgão da Cúria Romana que absorve outros dois preexistentes e também chegam, ao mesmo tempo, três novas nomeações: a reforma iniciada pelo Papa Francisco dá um passo adiante, e as nomeações que a acompanham lhe fornecem colaboradores mais responsivos à sua linha de governo.

A reportagem é de Luigi Accattoli, publicada no jornal Corriere della Sera, 18-08-2016. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Com um motu proprio publicado nessa quarta-feira, Francisco criou um novo dicastério "para os Leigos, a Família e a Vida", e nomeou à sua frente o bispo irlandês de Dallas (Estados Unidos), Kevin Joseph Farrell. O novo órgão toma o lugar do Conselho para a Família (que era liderado pelo bispo Vincenzo Paglia) e do Conselho para os Leigos (cujo presidente era o cardeal Stanislaw Ryłko); e terá uma coordenação mais direta com a Academia para a Vida e com o Instituto de Estudos sobre Matrimônio e Família.

Ao mesmo tempo, Francisco nomeou Paglia como presidente da Pontifícia Academia para a Vida e grão-chanceler do "Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre Matrimônio e Família". Também muda o decano desse instituto, que será o teólogo milanês Pierangelo Sequeri.

Farrell, Paglia e Sequeri são nomes que permitem entrever uma linha de ação bem afiada com a "pastoral da família" traçada por Francisco com a exortação Amoris laetitia que abriu algumas portas para as "famílias feridas".

Farrell, o moderado

Farrell (que provém dos Legionários de Cristo) é um moderado que tem a peito a defesa da vida e da família, mas é alheio a atitudes de guerra cultural com a modernidade: exatamente a linha mostrada pelo papa argentino.

Paglia já estava nessa posição, e diz-se que ele aspirava à direção do novo dicastério, mas Francisco deve ter considerado prioritário restaurar um papel forte ao episcopado estadunidense que, na Cúria, ultimamente, era de baixo perfil.

Sequeri, alinhado com a política de Francisco

Um significado preciso é o chamado a Roma de Sequeri: decano da Faculdade Teológica da Itália Setentrional (Milão) e perito do Sínodo sobre a família, é um homem versátil e amável, amante da música, que se comprometeu – nos últimos dois anos – com um trabalho de acompanhamento divulgativo da linha da "acolhida e do discernimento" das famílias em dificuldade proposta por Francisco.

Ele também fez isso com artigos publicados no jornal Avvenire e no L’Osservatore Romano. O instituto do qual Sequeri se torna decano, até agora, não tinha colaborado muito com a linha proposta pelo papa.

Congregação ou Conselho?

A unificação dos órgãos curiais e a sua melhor coordenação respondem a um dos critérios centrais da reforma da Cúria buscada por Francisco, que também visa a poupar dinheiro e pessoal.

No geral, a reforma ainda deve ser definida, tanto que o novo órgão não tem uma denominação específica: na Cúria, existem Congregações, Conselhos, Comissões, Comitês. Este, entretanto, por enquanto, tem o nome genérico de "dicastério", à espera de que o quadro da reforma esclareça se ele deve ser uma Congregação ou um Conselho ou outra coisa.

O dicastério para os Leigos, a Família e a Vida é a terceira novidade introduzida por Francisco na estrutura curial: as outras são a Secretaria para a Economia e a Secretaria para a Comunicação.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Leigos e famílias: três nomeações e um novo dicastério - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV