Secretário geral do CMI: “A religião é capaz de trazer esperança às pessoas de hoje?”

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

09 Mai 2016

Ao refletir sobre a relevância da religião no mundo de hoje, o secretário geral do Conselho Mundial de Igrejas – CMI, o Rev. Dr. Olav Fykse Tveit, falou em um seminário sobre o desenvolvimento sustentável, no dia 4 de maio, em Roma, apresentando seguinte interrogação aos participantes: “A religião é capaz de trazer esperança às pessoas de hoje?

A informação foi publicada por World Council of Churches, 05-05-2016. A tradução é de Isaque Gomes Correa.

O seminário, intitulado “Desenvolvimento sustentável e o futuro do trabalho no contexto do Jubileu da Misericórdia”, aconteceu no Global Gateway, da Universidade de Notre Dame, de 2 a 5 de maio. O objetivo do evento foi aprofundar a compreensão da Doutrina Social da Igreja em relação ao conceito de trabalho digno, seus elementos constitutivos e seu significado, especialmente visando contribuir para a erradicação da pobreza e o cumprimento de outros objetivos relevantes de desenvolvimento sustentável.

“A esperança exige tanto uma análise das realidades quanto uma definição do que está errado e o que precisa ser mudado, assim como uma visão do que vai além daquilo que enxergamos e das ações de acordo com essa visão. Em outras palavras: a esperança inclui crítica e mudança”, disse Tveit.

O evento, ocorrido no contexto do Jubileu da Misericórdia, era também um convite a explorar conexões entre a teologia da misericórdia e a situação cambiante do trabalho no contexto mundial. Tveit participou também de um painel de debates.

O secretário geral compartilhou um exemplo: um projeto do Conselho Mundial de Igrejas – CMI e da Organização Internacional do Trabalho – OIT, sobre “Como promover a paz por meio da justiça social”, que o CMI e a OIT puseram em prática juntamente com parceiros cristãos e muçulmanos no Egito.

Representantes do Egito igualmente participaram do seminário e compartilharam informações sobre o citado projeto, que aborda o desemprego massivo entre os jovens no país. “Eis um exemplo entre outros de que a religião deveria se expressar em algo prático e concreto que possa trazer esperança hoje”, disse Tveit.

A fala do secretário geral do CMI Rev. Dr. Olav Fykse Tveit pode ser baixada na íntegra aqui.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Secretário geral do CMI: “A religião é capaz de trazer esperança às pessoas de hoje?” - Instituto Humanitas Unisinos - IHU