Tecnologia torna genoma de US$ 1.000 possível, diz firma

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

• “Não seremos salvos pelo moralismo, mas pela caridade”. Artigo do Papa Francisco

• A contagem regressiva para a próxima pandemia

• Carta de alerta a todas as autoridades políticas e sanitárias brasileiras sobre a Covid-19

20 Julho 2011

Uma empresa americana acaba de detalhar, nas páginas de uma das maiores revistas científicas do mundo, sua aposta tecnológica para reduzir a apenas US$ 1.000 o preço de ler os 3 bilhões de "letras" do genoma humano.

"O genoma de US$ 1.000 não apenas é inevitável como é só o começo", disse à Folha o criador da nova tecnologia, Jonathan Rothberg, da Ion Torrent, subsidiária da Life Technologies que fica no Estado de Connecticut (Costa Leste dos EUA).

"No ritmo de desenvolvimento atual da Ion, vamos atingir o genoma de US$ 1.000 em 2013 e continuaremos a fazer o custo cair nos anos seguintes", afirma.

A reportagem é de Reinaldo José Lopes e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 21-07-2011.

Para mostrar que não estão brincando, os pesquisadores da empresa escolheram como "cobaia" ninguém menos que Gordon Moore, 82, fundador da fabricante de chips Intel. Ele é autor do postulado segundo o qual a capacidade de processamento dos computadores dobra a cada dois anos, em média.

A decisão de ler o genoma completo de Moore é simbólica porque, para a equipe da Ion Torrent, a chamada lei de Moore também vai começar a valer para os leitores de DNA, cada vez mais potentes.

Além disso, a tecnologia usada nos novos aparelhos é quase idêntica à de qualquer computador ou smartphone de hoje. Não depende da decifração das "letras" químicas do DNA usando luz, que torna o processo mais trabalhoso e caro com os aparelhos mais comuns hoje.

"O Dr. Moore concordou em nos ajudar porque quer que as pessoas se sintam confortáveis com a tecnologia", diz Rothberg. Versões menos potentes da máquina da Ion Torrent já estão à venda.

APLICAÇÃO MÉDICA FICA MAIS VIÁVEL

O genoma a preços "populares" pode enfim aproximar os dados de DNA da prática médica, transformando o sequenciamento num exame laboratorial, que ficaria pronto em horas. Por outro lado, mais genomas disponíveis trariam mais dados comparativos, aumentando a utilidade deles para estudos sobre doenças.

Tecnologia torna genoma de US$ 1.000 possível, diz firma - Instituto Humanitas Unisinos - IHU