Japão em “alerta especial” por conta de uma tempestade; Fukushima ameaçada

Revista ihu on-line

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Clarice Lispector. Uma literatura encravada na mística

Edição: 547

Leia mais

Mais Lidos

  • Só um radical ecossocialismo democrático pode mudar o horizonte

    LER MAIS
  • Seu bispo necessita dos seus conselhos: o que dirá a ele?

    LER MAIS
  • Dinâmica religiosa nos Estados Unidos. Artigo de José Eustáquio Diniz Alves

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Por: André | 19 Setembro 2013

A forte tempestade Man-yi atravessava, na manhã desta segunda-feira, o sul do Japão, provocando chuvas “sem precedentes” em várias regiões postas “sob alerta especial”, ao passo que a acidentada central nuclear de Fukushima aumentava seus controles de vigilância.

A reportagem é publicada por Rebelión, 17-09-2013. A tradução é de André Langer.

Esta tempestade, a 18ª da temporada na Ásia, atingiu, nesta segunda-feira, a ilha principal de Honshu, pelo município de Aichi (centro-sul), às 7h40 hora local, antes de cruzar a região de Tóquio e dirigir-se depois ao Oceano Pacífico a leste pela província de Fikushima, anunciou a Agência Meteorológica.

A tempestade Man-yi está causando chuvas torrenciais e ventos de até 160 quilômetros por hora.

A Agência Meteorológica emitiu “alertas especiais” de nível máximo em várias regiões, incluindo a antiga capital de Kyoto, no oeste, devido a “chuvas nunca antes vistas”.

No início da tarde, havia quatro desaparecidos e 65 feridos, segundo o canal de televisão NHK. Centenas de casas estavam inundadas ou destruídas devido a desabamentos.

Antes de chegar ao arquipélago, a tempestade Man-yi já ocasionou violentas precipitações e fortes ventos desde o domingo pela manhã no sul e leste do país, sem provocar grandes destruições.

Tóquio já foi afetada

Tóquio, por sua vez, já foi afetada na madrugada da segunda-feira por um forte vento que, segundo previsões, se intensificará até alcançar seu nível máximo pelo meio-dia.

Deu-se ordem de evacuação devido ao risco de inundações e avalanches a dezenas de milhares de famílias do sudeste nipônico.

Há previsão de precipitações pela tarde na região de Fukushima, onde se encontra a acidentada central nuclear devastada pelo tsunami de 11 de março de 2011 e, portanto, muito vulnerável.

A empresa que opera a central nuclear, a Tokyo Electric Power (Tepco), indicou no domingo que reforçou a fixação dos equipamentos críticos, como os tubos de água de refrigeração dos reatores ou das bombas. As gruas receberam um reforço, assim como as patrulhas. Teme-se, no entanto, que a intensificação das chuvas aumente com força as já em si grandes quantidades de água radioativa presente no subsolo do complexo atômico em perigo.

Bombeiam água em Fukushima

Os trabalhadores já começaram a bombear a água da chuva que se acumulou no domingo em torno dos depósitos de líquidos carregados de césio, trítio e estrôncio, e, segundo as medições realizadas em amostras das diversas zonas afetadas, já está contaminada, às vezes, em níveis muito altos.

Os serviços de transporte aéreo e ferroviário anunciaram, por sua vez, que vão reduzir suas atividades.

Ao menos 500 voos serão cancelados nesta segunda-feira, especialmente de Tóquio, e o tráfico ferroviário será reduzido.

Este ano, o Japão está a salvo, até o momento, relativamente, de tempestades, mas em agosto fortes chuvas ocasionaram grandes prejuízos no oeste, enquanto que o leste viveu uma onda de calor que deixou ao menos 350 mortos e causou grande preocupação por conta do fornecimento de água, particularmente em Tóquio.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Japão em “alerta especial” por conta de uma tempestade; Fukushima ameaçada - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV