Movimento Passe Livre vai para a periferia

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Por: Cesar Sanson | 24 Junho 2013

Integrantes comunicaram que participarão de protestos nas regiões afastadas da capital paulista.

A reportagem é de Tatiana Farah e publicada pelo portal do jornal O Globo, 23-06-2013.

Depois de deixar os protestos do centro da cidade e com a redução de R$ 0,20 nas passagens de ônibus e metrô, o Movimento Passe Livre (MPL) de São Paulo divulgou, neste domingo, que vai participar dos protestos na periferia da cidade, dando apoio a organizações como Periferia Ativa e Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). O protesto está marcado para terça-feira, partindo do metrô Capão Redondo, extremo sul de São Paulo.

Os militantes do MPL têm dito que não vão incorporar as pautas do protesto de sábado, que reuniu, segundo a Polícia Militar, mais de 30 mil pessoas contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 37, que reduz o poder de investigação do Ministério Público. Segundo o MPL, o foco do movimento é “transporte público, mobilidade urbana e acesso à cidade”. Na verdade, o grupo quer afinar o discurso com as organizações de esquerda.

“Se antes diziam que baixar a passagem era impossível, a luta do povo provou que não é. Já derrubamos os 20 centavos. Podemos conquistar muito mais. O transporte só vai ser público de verdade quando não tivermos que pagar nenhuma tarifa para usá-lo. Seguimos na luta pela retomada da cidade e de nossas vidas. Nessa terça, dia 25, o Movimento Passe Livre - São Paulo se soma a mobilização dos parceiros do Periferia Ativa ‘Comunidade em Luta” e do MTST”, diz o texto divulgado na página do MPL de São Paulo.

De acordo com o Passe Livre, as reivindicações são: desmilitarização da polícia, saúde e educação “padrão Fifa”, controle sobre o valor dos aluguéis, contra as remoções, tarifa zero para o transporte público e redução do custo de vida.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Movimento Passe Livre vai para a periferia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU